Brasil sofre susto no 3º set, mas bate Bélgica e vence a 8ª seguida no GP
Sem nenhuma surpresa. O oitavo jogo do Brasil no Grand Prix terminou da mesma forma que os sete anteriores: com vitória. Pela segunda vez na competição, o líder bateu a já eliminada Bélgica por 3 sets a 0 (25/14, 25/17 e 25/23), em 1h28m de duelo, no Pala Catania, na Itália. Após um tranquilo começo de partida, as brasileiras perderam a concentração e quase foram surpreendidas na terceira parcial. O resultado manteve a seleção como líder. Neste sábado, o desafio é contra as donas da casa, pela última rodada da fase de classificação. Vitória por 3 a 0 garante o primeiro lugar geral para a reta decisiva, na cidade de Omaha, nos EUA. Se vencer por 3 a 1 ou 3 a 2, as meninas terão que torcer para a China perder o mesmo número de parciais em duro confronto contra as americanas.
– Vitória importante. Fizemos dois belos sets e no terceiro perdemos a concentração. No final, recuperamos e mostramos o verdadeiro Brasil, com bom saque e bloqueio – analisou Paulo Coco.
Maior pontuadora da partida, com 17 pontos, Natália mostra estar bem fisicamente na primeira etapa que disputa desta edição. Gabi, com nove, Monique, com oito, e as centrais Carol e Juciely, com sete, vieram atrás. Laura Heyrman e a capitã Charlotte Leys foram as belgas que mais colocaram bolas na quadra brasileira, com 10 cada.
Ponto alto até então, o bloqueio canarinho mostrou-se menos efetivo e foi batido no quesito pela primeira vez no torneio (9/7). Porém, foi decisivo na virada do set final, com duas portas fechadas ao ataque belga, quando o embate estava empatado em 23 pontos.
Substituindo Zé Roberto, com a equipe no Pan-Americano, Paulo Coco pôde aproveitar as duas tranquilas parciais iniciais para promover as estreias de Ellen, Suelle e Mara na seleção adulta em um torneio internacional.
Globoesporte