Combustível sustentável para Mato Grosso
Conciliar conservação e lucro é um dos maiores desafios das empresas no modelo de desenvolvimento atual. Cada vez mais, as organizações têm consciência de que é preciso unir sustentabilidade social, ambiental e econômica para garantir o sucesso do negócio.
A sociedade também vem cobrando responsabilidade socioambiental e controle dos impactos das companhias. Exemplo recente disso é a mobilização recente de 175 nações para firmar o Acordo de Paris, assumindo o compromisso global de transição para uma economia de baixo carbono.
Esta transição já ocorre em outros países e deve passar pelo nosso setor de transportes. Substituir os combustíveis fósseis é uma ação urgente e de saúde pública, e o biodiesel, no Brasil, é uma alternativa economicamente viável para este novo paradigma energético, especialmente para o Centro-Oeste.
O estado de Mato Grosso concentra diversas oportunidades para sair na frente e tornar-se uma vitrine no uso voluntário de biodiesel nas frotas cativas da indústria, do poder público, de empresas transportadoras e de transporte de passageiros, além de geradores, tratores e máquinas agrícolas, enfim grandes usuários de diesel.
Misturas que podem chegar a 20% e 30% de biodiesel (B20 e B30) adicionado ao diesel fóssil reduzem significativamente o nível de poluição emitida pelos veículos, sem custos adicionais para o usuário, pois os principais fabricantes de motores a diesel fornecem garantia para o B20 no Brasil e no mundo.
Mais do que isso, o biodiesel voluntário em Mato Grosso pode reduzir custos com combustíveis para a indústria.
Com sucessivas safras recordes de soja, o Estado é um dos maiores produtores da principal matéria-prima para este combustível renovável. Aqui também estão concentradas grandes unidades produtoras de biodiesel, fazendo com que o biocombustível seja mais barato que o diesel fóssil que atravessa o país para abastecer a frota mato-grossense.
Para apresentar oportunidades de negócios e redução de custos com o B20 e B30 em Mato Grosso, o Sindicato das Indústrias de Biodiesel no Estado do Mato Grosso (Sindibio-MT), a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) convidam dirigentes de organizações empresariais, federações, cooperativas e sindicatos do estado e região para o evento “Biodiesel: Oportunidades e Benefícios do Uso Voluntário”. O encontro ocorre hoje (04/05), na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (Sistema Fiemt) e conta com apoio dos ministérios de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
* JANDIR MILAN – presidente do Sistema Fiemt e vice-presidente da CNI