DestaquesVariedades

Conferência de Literatura Mato-grossense em Barra do Bugres foi um sucesso

Conf litera (1) Conf litera (2) Conf litera (3) Conf litera (4) Dezenas de pessoas entre professores e amantes da leitura lutaram o auditório da Unemat de Barra do Bugres, no a manhã do último sábado (02), durante a Iª Conferência Municipal Sobre Literatura Mato-grossense Contemporânea, com a presença de vários autores.

A secretária municipal de Educação, Célia Aparecida Lousada, salientou que essa conferência em Barra do Bugres, promovido pelo curso de Secretariado da SECITC (Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso), é algo que vem engrandecer a cidade, que tiveram essa iniciativa a fomentar a gosto pela literatura e leitura. Célia disse ainda que é uma determinação do prefeito Raimundo Nonato em apoiar e incentivar tudo aquilo que venha a melhorar a educação do município.

A professora da SECITEC no curso de Técnico de Secretariado em Barra do Bugres, Lucilene Silveira Rodrigues, destaca a grande importância de promover a divulgação desses escritores durante a palestra e mostrar que os autores mato-grossenses têm produção de muita qualidade e promover esse encontro entre os profissionais de educação e alunos. Também foi uma forma de, na prática, suas alunas tivessem uma prática daquilo que aprenderam na teoria, sobre organização de evento e cerimonial.

Para a professora Olga Maria Castrilon Mendes da Academia Mato-grossense de Letras e autora de várias obras literárias, a valorização dos autores mato-grossenses, de tudo aquilo que é produzido no Mato Grosso é desconhecido pela maioria dos professores e alunos. É necessário buscar produção literária e cultural, e que sejam criados pequenos acervos sobre o que escreve e quem escreve.

Olga Castrilon adianta que o governo do Estado não tem projeto político de difusão da leitura para professores e biblioteca do estado para que se forme um efeito em rede entre professores e alunos e, no futuro, sejam leitores em potencial daquilo que é nosso.

ESCRITORES PARTICIPANTES

Eduardo Mahon – Advogado, membro da Academia Mato-grossense de Letras, autor de diversas obras de ficção, entre ela; Palavrazia, Palavra de Amolar e Meia Palavra Vastra.

Lucas Rodrigues – Jornalista político e especializado em notícias jurídicas e autor do primeiro livro intitulado “Pirotecnia”.

Caio Augusto Ribeiro – É ator, professor de teatro e artes e diretor, acadêmico de Ciências Sociais pela UFMT e autor de duas obras literárias; “Porão da Alma” e a mais recente, poemas, “Colecionador de Tempestades”. Assecom

Conf litera (5)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *