DestaquesPolícia

Daniel Lipi Alvarenga é promovido ao posto máximo da PMMT

O governador Pedro Taques (PSDB) promoveu o tenente coronel da Polícia Militar, Daniel Lipi Alvarenga, ao posto máximo da instituição. A definição da promoção foi anunciada na tarde desta quarta-feira (5). Além de Alvarenga, os tenentes coronéis, Antonio Gilvando de Souza, comandante do 13º Comando Regional de Água Boa (730 km de Cuiabá) e Claudio Fernando, que atualmente está no Comando Regional de Nova Mutum (245 km de Cuiabá), disputavam a vaga. Este último era o favorito para assumir o posto.

promoção do coronel deverá ser divulgada nesta quinta-feira (6), no Diário Oficial do Estado (DOE). Atualmente, Alvarenga está lotado no Quartel do Comando Geral (QCG), na função de assessoria jurídico. A corporação conta com 32 coronéis da ativa. Além do coronel, 947 policiais serão promovidos. Desse total, são 818 nas graduações de cabo, sargento e subtenente. Os outros 129 são oficiais –, sendo tenente, major, capitão, tenente-coronel e coronel.

Conforme informações da Polícia Militar, o número de vagas para coronel é definido pela disponibilidade de cargo. Atualmente, a instituição possui 32 oficiais do posto maior. Assim que um coronel se aposenta é aberta, automaticamente, uma vaga para que um tenente coronel se disponibilize à função.

Para que o oficial esteja na lista de pretendentes, ele precisa passar por três etapas. Primeiramente é analisado a vida funcional do policial. É averiguado o tempo em que ele exerce a função de tenente coronel, por exemplo. Outro fator preponderante para a promoção é a nota do comandante superior imediato do candidato.

Para finalizar, é analisado o conceito da Comissão de Promoção de Oficiais (CPO). O grupo é formado pelo comandante geral, Marcos Vieira da Cunha, o comandante geral adjunto, Alexander Torres Maia e o diretor de Gestão de Pessoas (DGP). Os oficiais analisam o desempenho dos candidatos durante toda a carreira na instituição e emitem um conceito dos tenentes coronéis.

A promoção dos oficiais será realizada em um evento na noite desta quarta-feira, no Quartel do Comando Geral (QCG) para comemorar 183 anos de criação e serviços prestados à população mato-grossense. Na data, como acontece tradicionalmente, acontece condecoração de militares e civis com a medalha ‘Homens do Mato’, desfile e a divulgação da lista de policiais promovidos.

Com um efetivo de cerca de oito mil policiais,  a PM está organizada em 15 Comandos Regionais e subdividida em Batalhões (BPM), Companhias Independentes (CIPM), Bases Comunitárias, Pelotões e Núcleos, além de um Comando Especializado (CESP) ao qual estão vinculadas as unidades especializadas como Rotam, Bope, Regimento Montado (Cavalaria), Batalhão de Proteção Ambiental e Batalhão de Trânsito.

A a instituição também atua com o Gefron (Polícia Especial de Fronteira) e o Centro Integrado de Operações Áreas (Ciopaer), ambos ligados à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). No GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) a Polícia Militar trabalha em apoio às ações do Ministério Público Estadual.

Com Luis Vinícius – Hiper Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *