De olho na liderança, Cruzeiro recebe o Sport no Mineirão
Vice-líder do Campeonato Brasileiro, com apenas um ponto atrás do primeiro colocado, Internacional, o Cruzeiro enfrenta o Sport, nesta quarta-feira, às 21 horas (de Brasília), no Mineirão, em busca da 15ª vitória sobre o time pernambucano no Gigante da Pampulha – resultado que pode dar à Raposa a liderança da competição nacional.
As duas equipes se enfrentaram 11 vezes no Mineirão. O time celeste venceu nove, empatou uma e perdeu apenas uma, com 25 golsmarcados e somente cinco sofridos. No geral, desde 1941, foram 33 confrontos, dos quais o Cruzeiro venceu 16, empatou nove e foi derrotado em oito ocasiões. Fez 45 gols e levou 24.
Pelo Campeonato Brasileiro, houve 28 partidas entre o atual campeão brasileiro e mineiro e o atual campeão da Copa do Nordeste e pernambucano, com 14 vitórias do Cruzeiro, seis empates e oito derrotas. A Raposa marcou 37 gols e o Sport 22. Para continuar mantendo números positivos em cima do Leão, o Cruzeiro conta com os gols de Marcelo Moreno.
O boliviano disputa posição com Borges. Na atual edição do Brasileiro, Moreno já balançou as redes três vezes e quer ajudar o Cruzeiro a manter uma boa média de gols até o fim da competição. “A gente trabalha para fazer gols e temos que manter o que o time fez no ano passado. Acredito que estamos fazendo isso bem e é só treinar e trabalhar que no jogo, com certeza, as coisas vão sair e a gente pode até superar os gols que a gente fez no ano passado”, afirmou.
Para tentar parar o poderio ofensivo do Cruzeiro, o Sport pretende marcar a Raposa no campo de ataque e não ficar apenas apostando nos contra-ataques. O técnico Eduardo Baptista entende que essa a única forma de frear os celestes, principalmente jogando no Mineirão. O treinador destaca a qualidade dos mineiros, mas mantém o otimismo em relação a um bom resultado.
“O time está definido e vamos manter o que vinha treinando. Sabemos que o Cruzeiro tem uma equipe com muita qualidade, mas não podemos ficar apenas na marcação. Quando você faz isso, acaba se expondo. Então, vamos tentar marcar eles no campo deles e jogar também”, declarou.
Apesar de dizer que o objetivo é marcar o Cruzeiro na saída de bola, Eduardo Baptista vai escalar três volantes, com o argumento que é importante diminuir os espaços do adversário. Com isso, Rodrigo Mancha, Rithely e Augusto César estão confirmados no time.
O único jogador de armação será o ex-atleticano Renan Oliveira, que afirma que costuma ter motivação extra contra o cruzeiro. “Já joguei contra o Cruzeiro várias vezes. Estou bastante motivado para defender o Sport. Será um confronto difícil, diante de uma das principais equipes do Brasil. Treinamos de acordo com o estilo de jogo deles, e vamos entrar em campo absolutamente concentrados”, afirmou.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X SPORT
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 21 de maio de 2014, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Henrique, Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Borges (Marcelo Moreno)
Técnico: Marcelo Oliveira
SPORT: Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely, Augusto César e Renan Oliveira; Leonardo e Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista