DEM se reúne para definir substituto de Jayme e oficializar recuo no TRE
Está marcada para hoje (28), às 14h, uma reunião na sede do DEM, em Cuiabá, para consultar o ex-prefeito de Alto Garças, Roland Trentini, assim como o ex-senador Gilberto Goellner, ambos do DEM, o interesse de concorrer ao Senado após desistência de reeleição de Jayme Campos (DEM). De acordo com o presidente do partido, deputado federal Júlio Campos, caso haja interesse dos dois, a escolha será feita por meio de votos dos líderes do partido. “Se ficar empatado eu tenho o voto de minerva”, explica o parlamentar.
Além disso, na reunião, será entregue a carta de desistência da candidatura à reeleição de Jayme Campos, que se sentiu “isolado” dentro do bloco de oposição e acabou por abandonar o pleito deste ano. Jayme, inclusive, está em sua fazenda na região de Alta Floresta e, por isso, deve ficar fora da escolha do nome para substituí-lo.
Caso o DEM não coloque nenhum candidato para ocupar a vaga deixada pelo senador, as discussões devem passar para os nomes do deputado federal Nilson Leitão (PSDB), que concorre à reeleição, e da deputada estadual Luciane Bezerra (PSB). De acordo com Júlio, apesar de o tucano ser consenso dentro do grupo, que sustenta à candidatura de Pedro Taques (PDT) ao Governo, ele resiste de disputar a senatória, já que tem eleição quase garantida. Já Luciane chegou a procurá-lo e ressaltou o interesse de ficar com a vaga. “Uma candidatura à majoritária é muito difícil. Necessita de aporte financeiro maior, além de sofrer possível resistência dentro da própria coligação”, explica o deputado referindo-se ao que aconteceu com seu irmão Jayme.
Júlio afirmou ainda que a escolha precisa ter bom senso e ser bem pensada, haja vista que o novo candidato ao Senado vai enfrentar fortes adversários como o deputado Wellington Fagundes (PR) e o ex-presidente da Famato Rui Prado (PSD). “Então as pessoas mais próximas de Taques têm que fazer a escolha do melhor nome”, sugere.
Além do nome de Trentini e Goellner, o DEM cogita lançar o suplente de deputado federal, Leôncio Pinheiro, que recebeu 5.336 votos, nas eleições de 2010. Pelo PSB outro que estava cotado era o ex-secretário de Governo de Cuiabá e afilhado político do prefeito Mauro Mendes (PSB), Fábio Garcia. Contudo, Júlio afirma que o ex-secretário foi procurá-lo para ressaltar que não pretende disputar a vaga de Jayme.
RD News