Depois de conquistar o ouro, canoísta mato-grossense volta a subir no pódio com medalha de prata no Pan-Americano
A canoísta Ana Sátila, de Primavera do Leste, voltou a subir no pódio dos Jogos Pan-Americanos de 2015, que acontecem em Toronto, no Canadá. Desta vez, a mato-grossense ficou com a prata na final da modalidade K1 (Kayak), da canoagem slalom, mas esteve muito perto de levar o segundo ouro para casa. Com isto, o número de medalhas conquistadas por atletas do Estado sobe para quatro (dois ouros e duas pratas).
Ana Sátila ficou a apenas dois centésimos de conquistar o segundo ouro do dia. Ela terminou a prova com o tempo total de 97s94. A canadense Jazmyne Denhollander ficou em primeiro lugar, com o tempo total de 97s92. O bronze foi para a atleta Ashley Nee, dos Estados Unidos da América (97s95). Nenhuma das três cometeu penalidades.
Hoje (19), mais cedo, a mato-grossense conquistou o ouro na modalidade C1 (Canoa Individual). O feito foi histórico já que Ana se tornou a primeira brasileira a levar uma medalha na canoagem feminina na história dos Jogos Pan-Americanos. Na prova do início da tarde, ela completou o percurso em 1min53s01, somadas as penalidades, e terminou com uma vantagem considerável de 18s42 sobre a norte-americana Colleen Hickey, segunda colocada.
Ana Sátila nasceu em Primavera do Leste e tem apenas 19 anos. Aos 16 anos, ela participou da sua primeira olímpiada, em Londres, na Inglaterra. Em abril, a brasileira foi vice-campeã no K1 no Mundial Sub-23, em Itaipu. No ano passado, já havia sido campeã do Mundial Júnior, na Austrália. A mato-grossense já está classificada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Olhardireto