DestaquesPolítica

Deputado Chico Guarnieri trabalhará por políticas públicas para os autistas

O parlamentar garantiu o envio de recursos para projetos voltados para este público

Abril é o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, no Brasil, existem aproximadamente dois milhões de autistas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) entregou mais de 6.670 Carteiras de Identificação do Autista (CIA), em cinco anos.

“Precisamos de políticas públicas voltadas às pessoas autistas e a nossa intenção é atuar de forma inclusiva, oferecendo esse suporte com recursos destinados a projetos voltados a este público”, afirmou o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), em um evento sobre a conscientização sobre o autismo, em Barra do Bugres.

Inclusive, no município, pontuou o parlamentar, há profissionais habilitados para lidar com os autistas e auxiliar no desenvolvimento dessas políticas públicas. Contudo, destacou Guarnieri, é importante que haja uma interação entre as diferentes esferas do Poder Público para um maior sucesso dessas propostas.

“Como deputado estadual, vou destinar as emendas parlamentares para que possamos começar uma política mais forte aqui por Barra do Bugres, vamos começar um projeto aqui e quem sabe possamos até ser um piloto. Precisamos do apoio da prefeitura e tenho certeza que todos os vereadores também pensam da mesma forma”, disse Guarnieri, no encontro, na quarta-feira (02.04), dia mundial de Conscientização do Autismo.

O vice-prefeito Arthur José Franco Pereira (PRD), o Arthurzão, comentou que Barra do Bugres tem algumas ações, mas, concordou com Guarnieri que é preciso fazer mais. Nesse sentido, sinalizou que será um parceiro dos projetos que serão realizados nessa área.

“Queremos ser uma referência para outros municípios. Vamos com tudo para desenvolver projetos de inclusão ao público autista. Contem conosco”, garantiu Arthurzão.

O evento, que contou com o apoio do deputado Chico Guarnieri, teve uma palestra para abordar a temática do autismo. O vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Laércio Noberto Júnior, o Júnior Chaveiro, avaliou que essa oportunidade foi importante para promover o debate, mas também propagar informações e discutir políticas públicas.

A palestra “10 coisas sobre o autismo que todos deveriam saber” foi realizada pelo professor Paulo Marcos Ferreira Andrade, doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

“Esse evento é uma oportunidade de aprender sobre o TEA, tirar as dúvidas, para que possamos promover o devido e necessário acolhimento à essas pessoas e suas famílias”, disse Edna Brito, idealizadora do evento.

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurológica que afeta a comunicação, a interação e o comportamento, mas o autismo não é doença, reforçou o professor palestrante.

“As pessoas autistas devem ser tratadas com respeito e dignidade, o foco deve ser no apoio ao desenvolvimento de suas habilidades, na promoção da inclusão e autonomia. Que esse 02 de abril não seja apenas um dia, mas o início de um novo tempo para Barra do Bugres”, declarou Paulo Marcos.

Cordões de identificação

Durante o evento, foram distribuídos também os cordões de quebra-cabeça, para identificação dos autistas, e cordões de girassol, símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas. Letícia Oliveira, representante das mães atípicas, reforçou que o necessário é a empatia e inclusão e a identificação pelo cordão auxilia nisso.

“Nós, mães, queremos qualidade de vida para nossos filhos e precisamos de uma rede de apoio. O cordão não define e não limita a minha filha, mas sim, a identifica e será um dos quais ela poderá usar ao longo da vida, afinal, terão outros, como, por exemplo, no trabalho”, pontuou Gisele Minott, faturista hospitalar e mãe atípica de Hellyn Julia Minott, de 15 anos.

ASSECOM