Polícia

Deputado Leonardo participa de audiência pública com agentes de saúde

Na oportunidade, ele anunciou a elaboração de um Projeto de Lei para a criação do PCCS

_HEL5113O deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT) participou de uma audiência pública, para debater as demandas dos agentes comunitários de saúde. Na oportunidade, o parlamentar anunciou a elaboração de um Projeto de Lei, que visa regulamentar a profissão, criando o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), melhorias nas condições de trabalho, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outras necessidades da categoria, em âmbito estadual.

A audiência requerida pelo vereador Paulo Araújo (PSD), foi realizada na manhã desta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Cuiabá.

“Os agentes comunitários de saúde são fundamentais para se fazer uma boa saúde pública, pois são eles que fazem a saúde com assistência, a prevenção da saúde da população, indo nos bairros, nas casas, visitando as famílias, debaixo de sol. São eles que vêm promovendo e fazendo educação e saúde, levando aqueles que necessitam, para as unidades. Se cuidarmos dos nossos agentes, a população será mais bem assistida, pois os agentes já prestam um excelente papel, mesmo com as precárias condições de trabalho, o baixo salário, porque fazem com amor. Por isso estamos criando um projeto de lei que garanta os direitos dessa categoria”, explicou o deputado.

A presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs), de Mato Grosso, Dinorá Magalhães disse que após 20 anos de existência da categoria, esta é a primeira vez que é realizada uma audiência pública para discutir sobre os problemas da classe.

“Nunca conseguimos avançar nas discussões do PCCS. Pela nossa atuação, merecemos mais valorização salarial. Estou muito contente com o vereador Paulo Araújo por ter atendido ao nosso pedido, e também, com o deputado Dr. Leonardo que entrou na causa e vai lutar por nós. Pois até o adicional de final de ano, encaminhado pelo Ministério da Saúde, não foi repassado aos agentes. Dos 141 municípios, somente nove fizeram o repasse, que é um abono salarial da categoria”, criticou.

A audiência debateu ainda as irregularidades no concurso público lançado pela Prefeitura de Cuiabá, o trabalho e desempenho da comunidade rural, e também, a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF).

Lis Ramalho – Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *