Deputado terá que explicar acusação sobre conselheiro manter ‘negócios’ com ex-governador
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Antonio Joaquim ingressou com Interpelação Judicial Criminal (Pedido de Explicações em Juízo) contra o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ação está sob relatoria do desembargador Sebastião Barbosa Farias. A interpelação deve ser apreciada nos próximos pelo Pleno do TJ.
Antonio Joaquim argumenta que Oscar, com intuito de manchar a sua honra e boa imagem, lançando mão de diversos impropérios sobre o mesmo, afirmou haver indícios de que o conselheiro teria feito “negócios milionários” com o ex-governador Silval Barbosa, motivo este alegado para motivar a Assembleia Legislativa a requerer o impedimento do conselheiro para relatar as contas anuais do ex-governador.
A interpelação criminal foi impetrada no dia 24 de junho e, desde sexta-feira (24), está nas mãos do relator. Logo que a ação foi distribuída, o relator notificou o deputado para prestar as explicações necessárias.
A “briga” começou quando o TCE emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas de Silval Barbosa, que estavam sob relatoria de Antonio Joaquim.
Em plenário, Bezerra sugeriu colocar sob suspeição os atos do conselheiro dizendo que ele teria “negócios de ordem milionária” em sociedade com o ex-governador Silval.
Olhardireto