DestaquesPolícia

Detentos explodem muro e 26 fogem do presídio Mata Grande; 5 são recapturados

muroVinte e seis detentos da penitenciária Major Eldo de Sá, a Mata Grande, em Rondonópolis, explodiram o muro e fugiram do raio 3, na madrugada desta sexta (10). O buraco feito com dinamite pelos presos tem pelo menos 1,5 metro, e está localizado no fundo que dá acesso ao matagal.

Dos 26 presos fugitivos, a Polícia Militar já recapturou cinco no Conjunto São José. Dois homens que deram apoio na fuga também foram presos no mesmo bairro e com eles foram apreendidas 5 armas – quatro pistolas e uma espingarda calibre 12 utilizadas no apoio à fuga. As prisões ocorreram no início desta manhã.

Os presos fugiram após a explosão em parte do muro lateral direito. Antes, eles serraram a grade de uma das celas do raio 3 e o alambrado que divide o local perto do muro. Segundo a secretaria estadual de Direitos Humanos, a explosão foi causada por artefatos presos em uma bicicleta, que foi encostada na muralha e acionada a distância.

Momentos antes da explosão, agentes penitenciários que ficam nas torres de vigilância avistaram duas pessoas se escondendo na mata ao lado da penitenciária e logo em seguida o estrondo, seguido de tiros contra a muralha e os agentes.

“Tinham homens no matagal que trocaram tiros com os agentes que estavam na torre, com o intuito de distraí-los para que fosse instalada a dinamite no muro. Ainda não sabemos quantas pessoas ajudaram na fuga”, explicou o presidente do sindicato dos Agentes Penitenciários, João Batista de Souza. A Perícia Oficial já foi acionada para a coleta de material, assim como a Polícia Civil que irá conduzir as investigações sobre a fuga.

lista

Fonte: RD News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *