DestaquesPolítica

Distrito de Assari recebe Programa Hiperdia

IMG_1964 IMG_1978 IMG_1981 Uma equipe multiprofissional de servidores da Saúde de Barra do Bugres, incluindo enfermeira, nutricionista, educador físico e médica, realizaram atendimentos, na manhã desta quinta-feira (24), no Posto de Saúde do distrito de Assari.

O atendimento teve como objetivo rastrear as pessoas com hipertensão arterial e diabete, incluindo aferição de pressão arterial, orientações de receitas médicas, dietas e indicações de atividades físicas adequadas para cada pacientes

A hipertensão arterial juntamente com a diabetes, tabagismo e o sedentarismo formam as principais causas de mortalidade na população em todo o país.

Sua natureza incurável e predominantemente tornam a hipertensão arterial um desafio permanente para os profissionais da saúde em todo o município, para a sua detecção precoce e adequando seu controle, tendo como objetivo reduzir suas complicações.

De acordo com a nutricionista Wânia Castanho, os trabalhos de rastreamento no distrito de Assari estão tendo um cuidado maior pelo alto índice de hipertensos e diabéticos que residem na localidade e, ainda, por contar com um percentual maior de moradores idosos.

“Creio que além desses fatores também só temos a Unidade Básica de Saúde no distrito para a medicação, aqui não tem nenhuma farmácia”, afirmou Wânia ressaltando que 32% dos idosos são hipertensos e diabéticos, mas no distrito de Assari a unidade de saúde está atendendo toda a população independente da idade.

Wânia destacou que objetivo principal da visita ao distrito é diagnosticar a doença, realizar o tratamento, com o intuito de evitar crises compulsivas, derrames (AVC), e suas consequências entre elas; as internações. “Os fatores que tem contribuído para o aumento da doença, são a genética, excessos de pesos e o consumo exagerados do sal”, alertou explicando que todas as pessoas cadastradas passarão ser acompanhadas pela equipe multidisciplinar de acordo com suas necessidades.IMG_2001IMG_1989

Fonte: Assecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *