Em Plano de Governo, Riva prioriza melhorar gestão da máquina
O Plano de Governo do candidato a governador José Riva (PSD), da Coligação Viva Mato Grosso, está estruturado em quatro grupos de ação. As propostas do social-democrata incluem os serviços públicos, a reorganização e modernização administrativa, os projetos especiais de inovação e o desenvolvimento econômico, social e sustentável de Mato Grosso. O documento de 36 páginas, apresentado no ato de registro da candidatura, está disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Sistema de Divulgação de Candidaturas.
No Plano de Governo, Riva propõe melhorar o modelo de gestão diminuindo os gastos com a máquina pública para priorizar os investimentos. A solução proposta pelo candidato do PSD para garantir a eficiência é o remanejamento de cargos na estrutura governamental, porém, sem demissões de servidores.
Ao funcionalismo, Riva promete a realização de estudos para implantação de carreira única a todos os servidores estaduais. A medida, conforme o Plano de Governo, será combinada à reformulação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a plano de qualificação permanente do pessoal. A proposta também incluiu recuperar os prédios públicos que estejam em situação precária com objetivo de melhorar as condições de trabalho e o atendimento prestado à população.
O planejamento estratégico para Mato Grosso engloba três etapas. O curto prazo (pós-Copa), médio prazo (ano de 2020) e longo prazo. Segundo o Plano de Governo de Riva, a meta é transformar Mato Grosso no Estado do agronegócio e da qualidade de vida.
“Precisamos, cada vez mais, melhorar as condições para que Mato Grosso continue sendo um Estado produtor de alimentos para o Brasil e para o mundo, enfrentando o principal gargalo para a ampliação do agronegócio, que é a logística. Também precisamos diversificar nossa economia, incentivando a agroindústria, o comércio, os serviços, o turismo e a agricultura familiar”, afirmou Riva, na carta de apresentação do plano de governo.
No setor de saúde, Riva apresenta como principais objetivos extinguir a gestão terceirizada por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSS) e aumentar a parceria com os municípios para a atenção básica e os programas de saúde. Com relação a investimentos, a prioridade será a construção de um hospital estadual em Cuiabá, com cerca de 300 leitos, além do fortalecimento dos hospitais regionais.
Na educação, Riva promete estimular a melhoria do ensino fundamental e médio por meio da implantação da meritocracia nas escolas com bônus salarial aos professores e funcionários com melhor desempenho. Além disso, pretende ampliar o acesso ao ensino técnico e superior, com aumento da oferta de vagas e novos campi da Unemat.
Na segurança pública, o social-democrata planeja recompor e reforçar o efetivo da PM e Polícia Civil com realização de concursos públicos. Além disso, deve investir em equipamentos e estrutura para as polícias, priorizando regiões de fronteira, para o combate ao narcotráfico. Outra meta contempla investir na recuperação de dependentes químicos, com a construção de um centro especializado em Cuiabá e firmar parceria com entidades que já fazem esse trabalho.
Pavimentação e desenvolvimento
Pavimentação e conservação das estradas são apontadas como prioridades por Riva. As medidas têm impacto também sobre a saúde pública, com redução de acidentes, e sobre a economia do Estado, com redução de custos e de tempo para o transporte de cargas.
No campo do desenvolvimento, Riva destaca a política de agroindustrialização, com envolvimento dos pequenos produtores e qualificação para o empreendedorismo. O candidato do PSD ainda estuda a remodelação dos programas de incentivo fiscal, com atração de mais empresas para o Estado, e o reforço das Parcerias Público-Privadas (PPP).
RD News