Empresário transforma MT em referência no comércio eletrônico
No livro “As 10 Faces da Inovação”, o norte-americano Tom Kelley define as habilidades que um empreendedor ou uma empresa devem ter para obter sucesso no mercado cada dia mais competitivo da inovação.
Ele deve encarnar o “antropólogo”: ir a campo e observar o comportamento humano, sem preconceitos, e entender as interações entre pessoas e serviços ou produtos. Deve ser um “polinizador”: faz as descobertas e as adapta às necessidades únicas do seu projeto ou empreendimento. “Experimentador”: testa constantemente novas ideias e soluções, assume riscos calculados e aprende pela experiência. “Saltador de obstáculos”: ao encontrar uma barreira supostamente insuperável, ele simplesmente encontra um novo caminho. “Colaborador”, escolhe os melhores especialistas em cada área para estarem ao seu lado, sob sua liderança.
Além dessas qualidades, o empreendedor de sucesso também atua como “cenógrafo”, pois pensa o ambiente físico como uma ferramenta para influenciar comportamentos e atitudes; também é um “arquiteto”, pois cria experiências que vão além da mera funcionalidade. É um “cuidador”, pois não se limita a vender um produto ou serviço, mas faz questão de cuidar dos seus clientes, antecipando as necessidades deles. Por fim, a última habilidade, ser um bom “contador de histórias”, sobretudo da história de sua própria organização, tendo consciência de onde veio e para onde está indo.
Em apenas meia hora de conversa com o empresário Ramiro Mitsuo Yabumoto, proprietário do Grupo Macro, é possível identificar todas essas características dentro de um homem cheio de energia e entusiasmo, que, com a ajuda dos filhos e da esposa, teve que se reinventar para sobreviver – e ser muito bem sucedido – no competitivo ramo do comércio eletrônico.
Após 29 anos vendendo equipamentos e cursos de informática em Cuiabá e região, ele simplesmente fechou todas as 14 lojas e 320 franquias Macro Informática e mudou de ramo, ou melhor, de rumo.
Em apenas quatro anos, a Macro se tornou a maior distribuidora de tecnologia do Centro Oeste, com mais de 30 mil itens de produtos de 34 segmentos, atendendo mais de 5.500 revendas e lojistas em oito estados brasileiros. Para Yabumoto, a palavra crise não tem sentido.
“A palavra crise não existe no meu dicionário, porque é na época de crise é que surgem grandes oportunidades”, afirmou.
Seu faturamento só cresce, assim como suas ideias para expandir e reinventar seus negócios.
Nesta entrevista exclusiva para o Midianews (a primeira que ele concede a um veículo de comunicação), realizada na sede do Grupo Macro, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, esse paranaense de Umuarama conta como, sem fazer alarde, transformou Mato Grosso em uma referência do e-commerce no Brasil e, sua Distribuidora Regional, em um destaque nacional com capilaridade de mais de 30 mil itens de diversos segmentos, desde papelaria, brinquedos e instrumentos musicais até som automotivo , é claro, também informática, com tudo à pronta entrega e entrega rápida (24 horas) em todas as regiões do Centro Oeste e Norte do Brasil.
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