DestaquesOpinião

Escola de Barra do Bugres mobiliza alunos para doação de sangue

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância e os benefícios da doação de sangue, os alunos daEscola Estadual Júlio Mullerestão promovendo a campanha “Sangue Bom” na unidade escolar no município de Barra do Bugres. A campanha foi realizada na manhã desta terça-feira (27).

A equipe técnica do banco de sangue “Drº João Batista Figueiredo”, Gilnara Arantes técnica de laboratório, Andréa Schumacher, bioquímica, e Bruna Blaz, enfermeira, foi convidada para participar da ação junto aos alunos e professores. “Hoje estamos participando dessa campanha da escola fazendo orientação de captação de novos doadores e com a proposta de fidelizar aquelas pessoas que já fazem a doação”, disse Bruna Blaz, enfermeira da Unidade de Coleta e Transfusão de Barra do Bugres.

Bruna destacou que o mês de junho é lembrado pelo Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de Junho) e considerado pelo Ministério da Saúde como “Mês Vermelho”. Essa campanha se objetiva por conta da quantidade de doadores, considerando então, a iniciativa escolar excelente, haja vista que, no período de férias há redução de 30 a 40% nas doações em todo país.

Mesmo com os avanços tecnológico não existe substituto artificial para o sangue. Quando há necessidade de transfusão, seja por tratamento, doença ou até mesmo cirurgia, apenas sangue pode substituir, é por isso que é tão importante a doação e campanhas de incentivo como essa da escola Júlio Muller.

De acordo com a professora Andréia Urel, a escola Júlio Muller é pioneira no município por anos estar mobilizando estudantes, coordenação e equipe gestora da unidade escolar com a realização de campanhas educacionais de diversos segmentos, esse ano foi escolhido sobre a doação de sangue voluntária denominada como “Sangue Bom”. “Esperamos que nossos alunos sejam multiplicadores desta ação e se torne doadores, acreditamos no sucesso desse projeto e esperamos contribuir para formar cidadãos solidários”, explicou Andreia Urel, professora da escola Júlio Muller.

Como doar

Os doadores precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 2 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos.

Os voluntários podem se dirigir a unidade coletora de Sangue nos seguintes dias: quarta, quinta e sexta-feira nos seguintes horários 07h às 11h e das 13h às 15h30. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). Não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Autor: Nilson Guedes
Fonte: Assecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *