DestaquesVariedades

Estudante de Barra do Bugres é eleita representante de MT no Programa Parlamento Juvenil do Mercosul

estudanteA Assessoria Internacional do Ministério da Educação divulgou na última quinta-feira, 17, o resultado oficial da eleição para a escolha dos representantes estaduais a fim de compor a Delegação Brasileira do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul, foram eleitos 27 parlamentares que terão mandato de dois anos e a missão de contribuir no processo de elaboração de um novo formato para o Ensino Médio nas escolas de todos os países que compõem o Mercosul. Além disso, eles poderão vivenciar na prática rotinas parlamentares em encontros de formação e discussões, abrindo o dialogo acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal “O ensino médio que queremos”, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.

Na relação oficial divulgada pelo MEC com os parlamentares eleitos, o Estado de Mato Grosso será representado a partir deste ano ainda pela estudante Estela Maria Vasconcelos Fronsak da EE 07 de Setembro do distrito de Assari em Barra do Bugres, atualmente ela cursa o 2º Ano do Ensino Médio e é integrante do Grêmio Estudantil Renova7. Estela irá continuar uma sequencia de mandatos e de representantes escolhidos vindos da mesma Unidade Escolar e também do mesmo Grêmio Estudantil, haja vista que em 2010 foi a primeira vez que a Escola participou com a então estudante Daniely Leite (suplente); em 2012 foi o estudante Vinicius Rodrigues; em 2014 foi a estudante Eduarda de Oliveira que também é a atual Parlamentar Juvenil do Mercosul representando MT.

Para participar, a estudante com a ajuda de seu orientador professor Gilmar Santana Neves, elaborou um projeto que contemplasse um dos cinco eixos temáticos trabalhados pelo PJM que traz como tema central “O ensino médio que queremos”. Observando a realidade de sua escola e de outras unidade escolares que a jovem já frequentou, surgiu a ideia de se propor um projeto voltado para a inclusão de pessoas com múltiplas deficiências dentro do ambiente escolar, focando a sua atuação na parte de adaptações na infraestrutura das unidades escolares do estado a fim de cumprir a lei de acessibilidade e ainda a capacitação dos profissionais da educação com o objetivo de proporcionar boas condições de atendimento à pessoas com necessidades especiais.

Por: Profº Gilmar Santana Neves – EE 07 de Setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *