Estudantes do Senai-MT encontram solução para indústria de Mato Grosso
Essa foi a proposta da equipe ‘Unidos pela Inovação Tecnológica’, ou melhor ‘Upit’, vencedora do Grand Prix de Inovação – Etapa Escolar, realizado no Senai-Várzea Grande, nesta semana. O grupo, composto por estudantes de Automação Industrial, Logística, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica e Mecatrônica, mesclou conhecimentos para encontrar uma forma de reduzir o tempo de setup (período em que a produção é interrompida para que os equipamentos sejam ajustados), de 20 para 2 minutos. E eles conseguiram.
A solução representa uma economia em milhões de reais, de acordo com o gerente da Produção de Aves da indústria que lançou o desafio, Marcelo Menegatti. “Nós acompanhamos os estudantes desde a concepção das ideias até a finalização, a fim de expor nossas dificuldades e exemplificar os sistemas. Para quem vive a rotina de uma indústria, muitas vezes é difícil achar a solução, mas foi só mostrar para eles o nosso problema que logo surgiram inúmeras ideias. O Grand Prix foi uma experiência fantástica”, pontuou.
A estudante de Segurança no Trabalho, Vanessa Bastos de Oliveira, falou sobre a dificuldade que tinha em trabalhar em grupo e como o Grand Prix ajudou ela a superar o bloqueio. “Aprendi a ouvir as ideias dos outros que junto com as minhas ideias formaram um projeto vencedor. Foi muito bom”. Para Luiz Felipe Dias Martins, estudante de Mecatrônica, o ganho maior veio com os novos amigos. “Pude conhecer mais pessoas e aprender com outras áreas. Isso abre a nossa mente para muitas possibilidades”, refletiu. Também fizeram parte do grupo vencedor os estudantes Lucas Barcelos, Douglas da Silva Lima, Jonathan Tibalde e Millena Moraes da Silva.
Além de troféu e medalhas, os vencedores farão uma visita técnica na indústria Barralcool, em Barra do Bugres, e também terão a oportunidade de conhecer a sede do Google, em São Paulo. O gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Senai-MT, Valdir Pereira, evidenciou o que um evento como este pode significar na vida de um jovem. “Estamos tratando de estudantes que farão a diferença e não serão apenas mais um no ambiente de trabalho. Essa é a mentalidade de quem entra em uma sala de aula de curso técnico. Esses talentos precisam ser valorizados, e o Senai sabe que ações como esta são uma verdadeira vitrine”, afirmou.
O presidente em exercício do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, que também é presidente do Conselho de Inovação e Tecnologia da Fiemt, disse ter ficado surpreso com os trabalhos apresentados. Ao todo, foram 64 ideias geradas, e 18 apresentadas para a banca. “São ideias ótimas que podem facilmente ser implementadas no mercado. E isso mostra a capacidade que os estudantes têm em criar, basta ter oportunidade”, concluiu.
O Grand Prix percorrerá as unidades do Senai no Estado. Hoje, o desafio teve início na Escola Senai da Construção (Distrito Industrial de Cuiabá). Dias 24 e 25/05, em Sinop, dias 02 e 03/06, em Nova Mutum, e dias 29 e 30/06 em Cuiabá.
Assessoria SENAI