Fase de grupos da Liga dos Campeões terá recorde de brasileiros
A fase de grupos da Liga dos Campeões terá início hoje e, mais uma vez, o Brasil lidera o número de jogadores não europeus inscritos na principal competição interclubes do Velho Continente, com 68 homens.
Das 32 equipes que estarão na busca pelo título continental, apenas sete não contam com brasileiros. O recordista novamente e o Shakhtar Donetsk, que mesmo depois da saída de atletas importantes, como o meia Douglas Costa, que foi para o Bayern de Munique, e o atacante Luiz Adriano, agora no Milan, conta com nove representantes do país, além do atacante Eduardo da Silva, naturalizado croata.
O Shakhtar está no grupo A, o mesmo de Paris Saint-Germain e Real Madrid, que têm no elenco nomes importantes do futebol pentacampeão do mundo. O campeão francês tem no elenco os zagueiros David Luiz, Thiago Silva e Marquinhos, todos convocados com frequência para a seleção, além do lateral Maxwell e o atacante Lucas.
No Real, o lateral-esquerdo Marcelo ganhou a companhia do lateral-direito Danilo e o volante Casemiro, contratados junto ao Porto. Além deles, também está na lista de relacionados pelo técnico Rafa Benítez para a ‘Champions’ o lateral-esquerdo Abner, de 19 anos e revelado pelo Coritiba.
Marcelo é um dos brasileiros no elenco do Real Madrid
Atual campeão, o Barcelona não pôde contratar jogadores devido a uma punição da Fifa, e com isso terá cinco brasileiros: os laterais Daniel Alves, Douglas e Adriano, o meia Rafinha e o atacante Neymar. Entre os adversários no grupo E, o time catalão terá Maicon e Leandro Castán na Roma e André Ramalho e Wendell no Bayer Leverkusen.
Na Juventus, vice na última temporada, o técnico Massimiliano Allegri tinha à disposição na última campanha apenas o goleiro Rubinho. O ex-jogador do Corinthians não aparece mais na relação, em que, contudo, agora aparecem o também arqueiro Neto, o lateral-esquerdo Alex Sandro e o meia Hernanes.
A relação de representantes do Brasil na Liga dos Campeões poderia ser ainda maior, mas alguns atletas se naturalizaram, como Eduardo da Silva, o lateral-esquerdo Guilherme Siqueira (Atlético de Madrid), agora italiano, e o atacante Diego Costa (Chelsea), que defende a seleção espanhola.
Bernard é um dos nove brasileiros do Shakhtar Donetsk
Veja a relação completa de brasileiros na Liga:
André Ramalho e Wendell (Bayer Leverkusen), Rafinha e Douglas Costa (Bayern de Munique), Raffael (Borussia Mönchengladbach), Dante, Naldo e Luis Gustavo (Wolfsburg), Rafinha e Rafinha (Gent), Filipe Luis (Atlético de Madrid), Adriano, Dani Alves, Douglas, Neymar e Rafinha (Barcelona), Abner, Danilo, Marcelo e Casemiro (Real Madrid), Mariano (Sevilla), Aderlan, Danilo e Rodrigo (Valencia), Rafael (Lyon), David Luiz, Marquinhos, Maxwell, Thiago Silva e Lucas (PSG), Leandro Salino e Sebá (Olympiakos), Gabriel Silva (Arsenal), Kenedy, Oscar, Ramires e William (Chelsea), Fernandinho e Fernando (Manchester City), Neto, Alex Sandro e Hernanes (Juventus), Leandro Castán e Maicon (Roma), Ederson, Julio César, Jardel, Luisão, Victor Andrade, Anderson Talisca e Jonas (Benfica), Hélton, Maicon e Evandro (Porto), Mário Fernandes (CSKA), Hulk (Zenit), Danilo Silva e Júnior Moraes (Dínamo de Kiev) e Ilsinho, Márcio Azevedo, Alex Teixeira, Bernard, Dentinho, Fred, Marlos, Taison e Wellington Nem (Shakhtar Donetsk).
Confira a quantidade de jogadores brasileiros por time na Liga:
Grupo A
Shakhtar Donetsk – 9
Malmö – 0
Paris Saint-Germain – 5
Real Madrid – 4
Grupo B
Manchester United – 0
CSKA Moscou – 1
PSV Eindhoven – 0
Wolfsburg – 3
Grupo C
Atlético de Madrid – 1
Astana – 0
Galatasaray – 0
Benfica – 7
Grupo D
Juventus – 3
Manchester City – 2
Sevilla – 1
Borussia Mönchengladbach – 1
Grupo E
Roma – 2
Bayer Leverkusen – 2
Barcelona – 5
BATE Borisov – 0
Grupo F
Arsenal – 1
Bayern de Munique – 2
Dínamo de Kiev – 2
Olympiacos 2
Grupo G
Chelsea – 4
Dínamo de Kiev – 2
Porto – 3
Maccabi Tel-Aviv – 0
Grupo H
Zenit São Petersburgo – 1
Gent – 2
Lyon – 1
Valencia – 3
Mídia News