Febre do ouro leva mais de duas mil pessoas para ‘garimpo’ em Pontes e Lacerda
Uma serra localizada a 20 quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda (a 450 quilômetros de Cuiabá) vive uma verdadeira ‘corrida pelo ouro’ e já é chamada de “Serra Pelada de MT’. Grandes pepitas de ouro, amplamente divulgadas pela internet e por meio de aplicativos celulares, chamam a atenção e ‘acirram’ a disputa por espaço. A estimativa é de que mais de duas mil pessoas, nos últimos 15 dias, estejam trabalhando na mineração.
Procurada pela reportagem do Olhar Direto, investigadores da Delegacia Municipal de Pontes e Lacerda, informaram que o delegado Gilson Silveira do Carmo, titular da unidade, já realizou diligências pelo local e chegou a realizar detenções. Entretanto, o número de conduzidos não foi divulgado.
Por causa da extração desordenada, imagens divulgadas como sendo da área, mostram a devastação da região, além de um aglomerado de pessoas e de alojamentos instalados.
Nas redes sociais é cada vez maior a disseminação de informações: “Mina de ouro descoberta em Pontes e Lacerda (MT) causa alvorço na população”, diz o Cabo da PM, Davino Padilha Vieira Neto, em postagem no Facebook. A publicação ganhou mais de 190 compartilhamentos em um período de 15 horas.
Olhardireto