Esportes

Felipão reestreia pelo Grêmio em primeiro clássico da nova arena

O Gre-Nal deste domingo é recheado de grandes atrações. O primeiro clássico do Beira-Rio após as reformas para a Copa do Mundo marcará também o reencontro de Luiz Felipe Scolari, técnico mais vitorioso da história do Grêmio, com seu ex-clube. Do outro lado estará Abel Braga, treinador campeão do mundo pelo Internacional. A partida começará às 16h, e vale pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No duelo dos técnicos, Felipão leva a melhor. Em 15 Gre-Nais, venceu sete, empatou cinco e perdeu três. Abelão, em 17, ganhou quatro, empatou oito e perdeu cinco. O último confronto entre ambos foi marcante: na final do Gauchão de 1995, o Grêmio, com time misto, bateu o Internacional por 2 a 1, conquistando o título estadual 18 dias antes de ganhar também sua segunda Libertadores.

Alexandre Lops/Divulgação/Internacional

Abel Braga intensifica treinos para a disputa do Gre-Nal 402

Dezenove anos depois, porém, o favoritismo é colorado. Ao menos é assim que entendem os jogadores gremistas: “eles são os favoritos, por estarem jogando em casa e estarem à frente na tabela. Mas a gente tem um bom time, e precisamos vencer de qualquer maneira, para pegar confiança. Temos um elenco muito bom. Quem sabe vencendo a gente possa ganhar mais confiança?”, projeta o zagueiro Rhodolfo.

 

Mesmo melhor na classificação (o Inter é 3º, com 25 pontos, o Grêmio é 11º, com 19), jogando em casa e invicto há oito clássicos, o lado vermelho nega que seja o favorito a vencer o Gre-Nal: “o Grêmio quer sair da situação em que está, tem a motivação de vir com um novo treinador, de currículo fantástico, e nós estamos vivendo um bom momento. Espero um bom jogo, com comprometimento na marcação. Não tem favorito, é imprevisível”, rebate o zagueiro Ernando.

Ernando, aliás, será o substituto de Paulão, expulso na partida contra o Santos, no domingo passado. A principal dúvida está no meio, entre Wellington ou Alan Patrick. O chileno Aránguiz, recuperado de lesão muscular, é a grande notícia da semana colorada. Sua presença no clássico está confirmada, três semanas depois de se machucar na goleada de 4 a 0 sobre o Flamengo.

O Grêmio é pura indefinição. A exemplo de Abel Braga, Felipão fez vários treinos fechados durante a semana. Nos trabalhos abertos, testou diversas formações diferentes, incluindo uma com três zagueiros e outra aproveitando nomes como o jovem volante Walace. Os trabalhos de bola parada também foram prioridade: além de ser um ponto forte do Inter, o Grêmio tomou quatro gols originários de cruzamentos para sua área nos últimos dois jogos.

Divulgação/Grêmio F. B. P. A.

Felipão reestreia no comando do Grêmio no primeiro clássico do novo Beira-Rio

 

O último Gre-Nal disputado no Beira-Rio também foi o último que terminou com vitória do Grêmio: em agosto de 2012, Elano fez o gol do triunfo gremista por 1 a 0. De lá para cá, em oito clássicos, foram quatro vitórias do Inter e quatro empates.

 

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GRÊMIO

 

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS) Data: 10 de agosto de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Marcelo Barison (RS) e Rafael Alves (RS)

INTERNACIONAL: Dida; Wellington Silva, Ernando, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex, D’Alessandro e Alan Patrick (Wellington); Rafael Moura
Técnico: Abel Braga

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará (Ramiro), Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto (Pará); Edinho (Walace), Riveros, Giuliano, Luan (Alán Ruiz) e Dudu; Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *