Gaeco denuncia ex vereador e ex-deputado por peculato
O ex-vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD) foi denunciado, na segunda-feira (28), pelo Ministério Público Estadual por peculato.
Com ele, outras quatro pessoas também foram denunciadas – entre elas, o ex-deputado estadual Maksuês Leite.
As acusações são de fraude na aquisição de materiais gráficos para a Câmara Municipal de Cuiabá. A informação é do jornal A Gazeta.
De acordo com o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), que desenvolveu a Operação Aprendiz, o grupo teria desviado da Câmara mais de R$ 1,6 milhão.
Esse valor deveria ser gasto com a compra de cartilhas e outros produtos, que nunca teriam sido produzidos.
Além de Emanuel e Maksuês, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) denunciou o ex-secretário-geral da Casa, Aparecido Alves de Oliveira, o ex-chefe do setor jurídico, Rodrigo Terra Cyrineu, Renan Moreno Lins Figueiredo e Gleisy Ferreira de Souza.
O ex-presidente da Câmara e os três primeiros responderão, caso a Justiça aceite a denúncia, pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.
Maksuês e Gleisy podem ser responsabilizados por peculato e falsidade ideológica, uma vez que a investigação trouxe indícios de que o ex-parlamentar era, de fato, dono da gráfica, conforme emails acessados e documentos apreendidos.