Política

Governador e ex-prefeito de VG se filiarão ao PSDB no dia 27

psdbApesar de declarar que pretende ouvir o seu grupo político antes de definir seu futuro partidário, o governador Pedro Taques (PDT) já praticamente definiu que irá se filiar ao PSDB. O ato de filiação, inclusive, já estaria pré-marcado para o próximo dia 27 e deve contar com a presença do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

No mesmo ato, o PSDB deverá realizar um encontro ampliado para filiações de outras lideranças que podem disputar as eleições municipais em 2016. Entre elas, está o ex-prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves, o “Tião da Zaeli”, que deixa o PSD e pode concorrer novamente na segunda maior cidade do Estado.

Taques praticamente definiu sua saída do PDT com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em não aplicar a “Lei da Fidelidade Partidária” para os eleitos em cargos majoritários (prefeito, governador e senador). Neste caso, ele está apto a mudar de partido sem sofrer qualquer sanção de infidelidade partidária.

O PSDB e o PSB apareceram como prováveis destinos do governador. E, apesar da aliança de cinco anos com o prefeito Mauro Mendes (PSB), ele optou por aderir ao PSDB. Pesou a favor dos tucanos a proximidade com lideranças nacionais da legenda, como o próprio Aécio Neves, que recebeu apoio do governador nas eleições presidenciais. O apoio de Taques ao senador mineiro só foi declarado no segundo turno, já que no palanque de Taques haviam partidos que apoiavam ainda as candidaturas de Dilma Roussef (PT) e Marina Silva (PSB).

FolhaMax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *