Homem tenta ajudar irmão e os dois morrem em tanque de combustível
Dois irmãos faziam a manutenção e limpeza de reservatório de diesel.
Irmãos caíram no reservatório e morreram intoxicados neste domingo.
Dois irmãos, de 44 e 40 anos, morreram intoxicados depois de caírem em um reservatório de combustível, neste domingo (8), no Distrito de São José do Apuí, em Nova Monte Verde, cidade a 920 km de Cuiabá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois irmãos faziam a manutenção e limpeza do tanque de combustível, quando um deles caiu no reservatório e desmaiou. O outro irmão tentou ajudar e também caiu, desmaiando logo em seguida.
Segundo informações da Polícia Civil, os dois foram contratados para fazer a limpeza do reservatório de diesel. As vítimas tinham uma empresa de limpeza e manutenção. A estrutura se assemelha a um poço, de aproximadamente 3 metros de profundidade. O local estaria fechado há um ano e passaria por limpeza para ser reutilizado. Um dos irmãos caiu dentro do tanque ao inalar gás e ficou desacordado. O trabalhador, ao ver o irmão desmaiado, também caiu no local e desmaiou.
Conforme a Polícia Civil, aparentemente os irmãos não usavam equipamentos de segurança, como máscaras ou oxigênio. Um inquérito policial foi aberto para investigar as causas do acidente. O proprietário da área deve prestar depoimento entre esta segunda-feira (9) e terça-feira (10).
“Eles faziam a limpeza desse tanque e um deles caiu lá dentro. O outro foi tentar auxiliar e também caiu. Não sabemos qual é o gás que existe lá embaixo. Eles caíram um ‘espaço confinado’, onde não tem ventilação ou nenhum tipo de ar que ventile, com isso os gases ficam retidos”, explicou ao G1 o comandante e tenente do Corpo de Bombeiros, Diego Oliveira dos Reis.
O correto, de acordo com os bombeiros, é que as pessoas que trabalham nesse tipo de serviço estejam usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR).
“Se uma pessoa não estiver equipada, e tiver contato com o gás, que pode ser asfixiante ou tóxico, ela desmaia. A falta de oxigênio é rápido, algo de dois ou três minutos. Dependendo do tipo físico da pessoa, se ela respira muito rápido, acaba sufocando mais rapidamente. A pessoa desmaia, sofre uma parada respiratória e por seguinte tem uma parada cardíaca”, detalhou o tenente dos bombeiros.
Nova Monte Verde não possui um quartel do Corpo de Bombeiros. Foram acionados os bombeiros de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá. Os dois trabalhadores já estavam mortos quando o socorro chegou. Os dois corpos dos irmãos foram retirados e encaminhados para uma funerária. As vítimas moravam em Alta Floresta.
Profissionais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) devem fazer uma análise no local do acidente.