DestaquesPolícia

Ibama flagra desmate ilegal com correntões, apreende tratores e aplica multa de R$ 1 milhão em MT

Com o correntão, os desmatadores conseguem arrancar e arrastar diversas árvores com facilidade. Ibama diz que área não tinha licenciamento ambiental.

Uma área de 1,1 mil hectares foi embargada nessa quinta-feira (18) por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) em Juara, a 690 km de Cuiabá. Nenhuma pessoa foi presa.

Segundo o Ibama, foi constatado o desmatamento ilegal na área. A derrubada de árvore estava sendo feita com o uso dos chamados ‘correntões’ em uma área de cerrado, aberta ilegalmente para ser usado para agricultura.

Na prática do correntão, os desmatadores colocam correntes seguradas por tratores. As máquinas conseguem arrancar e arrastar com facilidade, ao mesmo tempo, árvores de mais de 30 metros de altura.

Segundo informações da superintendência regional do Ibama, o dono da propriedade recebeu um multa de R$ 1,1 milhão pelo desmatamento ilegal.

De acordo com o Ibama, a fazenda não tinha sequer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), nem licenciamento ambiental. Foram apreendidos cinco tratores que eram usados na derrubada das árvores e da vegetação. Eles foram encaminhados ao posto do Ibama em Juína.

A operação contou com ajuda de policiais civis e militares.

G1-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *