Indígenas do território Umutina se perdem na mata apagando incêndio
Após mais de 10 dias combatendo incêndio na Terra Indígena Umutina-Balatiponé, no território da Aldeia Massepô, umas das aldeias históricas que região – um foco de incêndio fechou a trilha aonde encontrava-se uma equipe combatendo o foco, e deixou 4 jovens perdidos na mata. O episódio aconteceu na última terça-feira, 28/09.
A equipe de combate ao incêndio é formada por cerca de 30 indígenas, coordenados pelo Cacique Felisberto Filho, da aldeia Massepõ, e Cacique Luciel Boroponepá da maior aldeia da Terra Umutina, a Aldeia Central.
Os quatros jovens foram encontrados com segurança hoje pela manhã, por volta das 9h30, após ficarem 12 horas sem comunidades com a equipe.
Os jovens estavam apoiando o combate desde o início, dando suporte, levando água e até mesmo combatendo o fogo.
Nomes:
– Tainá Ariabo Quezo
– João Felipe Calomezoré
– Natanael Baconopá Monzilar
– Willian Júnior Calomezoré Monzilar
Os jovens foram encontrados um dia depois de se perderam na floresta pelo Cacique Felisberto, que os acompanharam por meios dos gritos na mata.
Os focos de incêndio iniciaram na região circunvizinhareis da Aldeia Massepô e vem colocando em risco toda a Biodiversidade do território.
A Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, por meio do prefeito Dr. Divino Henrique Rodrigues, e todas as Secretarias já estavam em alerta tanto devido o incêndio, como à escassez dos recursos hídricos no município. Por isso, vinha trabalhando com a Defesa Civil para decretar Estado de Emergência, para auxiliar a comunidade indígena, e as outras famílias que estão em estado crítico devido à falta de água potável e de abastecimento para a agricultura e a pecuária na região, principalmente as famílias da agricultura familiar e as tradicionais.
Por Alessandra Carvalho