DestaquesVariedades

Instagram iniciou no Brasil restrições para usuários menores de idade

O Instagram iniciou no Brasil, nesta terça-feira (11), uma série de restrições para contas de usuários menores de idade. De acordo com a plataforma, a iniciativa tem como objetivo garantir mais segurança ao público dessa faixa etária.

Entre as medidas implementadas, a privação automática de perfis de usuários com menos de 18 anos. Ou seja, apenas seguidores aprovados pelo adolescente terão acesso ao conteúdo publicado.

Além disso, os jovens só poderão receber mensagens diretas de seguidores ou de pessoas com quem já tenham se comunicado anteriormente. Marcações também serão permitidas apenas quando o jovem seguir o usuário.

Já o recurso de Palavras Ocultas, usado para limitar comentários ofensivos e prevenir bullying, será ativado automaticamente.

O Instagram também vai restringir o acesso de adolescentes a conteúdos considerados sensíveis. Representações de lutas ou promoções de procedimentos estéticos, por exemplo, serão evitadas nas seções Explorar e Reels.

TEMPO DE USO

O tempo de uso dos adolescentes também será monitorado. Segundo a Meta, a nova configuração visa promover “hábitos de uso saudáveis”. Usuários menores de idade receberão uma notificação para fazer uma pausa após 60 minutos de uso contínuo.
Além disso, um modo de descanso será ativado automaticamente das 22h às 7h, silenciando notificações e enviando respostas automáticas às mensagens diretas durante esse período.

CONTROLE PARENTAL

O Instagram também vai oferecer novas configurações para que os responsáveis possam gerenciar a conta dos adolescentes. Os pais ou responsáveis terão a opção de definir limites para interações, controlar solicitações de seguidores e monitorar o tempo de uso da conta.

Fonte: Jornal Jangadeiro