Juiz manda soltar argentino que matou adolescente asfixiada em MT
O Juízo da 3ª Vara Criminal de Água Boa, a 736 km de Cuiabá, mandou soltar o argentino Jorge Santiago Demétrio, de 44 anos, condenado em 2009 por matar por asfixia uma adolescente de 13 anos, no Centro de Cuiabá. O crime ocorreu no dia 21 de setembro de 2007. Ele foi condenado a 27 anos e oito meses de reclusão em regime fechado por homicídio triplamente qualificado e estava preso desde o dia do crime.
Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual, o argentino tentou estuprar a adolescente, que resistiu. Ao ser impedido de consumar o estupro, ele a assassinou e escondeu o corpo embaixo da cama da casa onde morava. Na época do crime, o réu disse que estava bêbado e que havia feito o uso de drogas, não se lembrando de detalhes do caso.
O alvará de soltura foi expedido e encaminhado, no sábado (25), à cadeia pública daquele município, onde o argentino se encontra recluso. Porém, ele não foi solto devido a existência de um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça de Mato Grosso do Sul. O G1 não localizou a defesa de Demétrio.
Segundo consta na decisão do juiz Ramon Fagundes Botelho, o preso deveria ser beneficiado com a progressão de regime – do fechado para o semiaberto – por já ter cumprido mais de 2/5 da pena pela condenação de crime hediondo. Além disso, o diretor da cadeia onde o argentino se encontra recluso teria informado que o preso mantém “ótima conduta carcerária”.
O MP chegou a requerer a realização de exame psicossocial no reeducando para somente então se manifestar sobre a concessão da progressão de regime, no entanto, o magistrado disse não ver a necessidade do exame.
G1-MT