Júnior Chaveiro: “região precisa ser inserida na rota do desenvolvimento”
O candidato a deputado estadual Júnior Chaveiro (PTB) tem intensificado os trabalhos nestes últimos dias de campanha em Barra do Bugres e cidades da região do Médio Norte para apresentar suas propostas e ouvir as demandas da população.
Júnior Chaveiro participou de caminhadas, carreatas, reuniões e visitas nas cidades de Barra do Bugres, Rosário Oeste, Tangará da Serra, Diamantino, São José do Rio Claro, Denise, Nova Olímpia, Campo Novo do Parecis, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Acorizal, Jangada, Nobres, Porto Estrela e Lambari D´Oeste. Na sede dos municípios, o principal clamor dos moradores está relacionado à saúde. Na zona rural os agricultores familiares reclamam do esquecimento e pedem melhorias nas estradas, no abastecimento de água e assistência técnica. “Em todas as cidades fomos muito bem recebidos e a população tem clamado por assistência”, comenta Júnior Chaveiro.
A experiência de Júnior Chaveiro em diversas áreas, entre elas a saúde (foi secretário em Barra do Bugres), a agricultura (ajudava seu pai na lavoura de café no Paraná), as estradas (rodou muitos quilômetros como caminhoneiro) e no comércio (atua no ramo de alimentos), o faz conhecedor das dificuldades enfrentadas pelos mais diversos segmentos e por isso o candidato reafirma seu compromisso de trabalhar pelo Mato Grosso e para que a região conhecida como o vale dos esquecidos seja inserida na rota do desenvolvimento. “A saúde é o grande problema em todo o Estado e o governo precisa oferecer melhores serviços à população. Sendo eleito vamos trabalhar e trabalhar muito para que as pessoas tenham mais qualidade de vida e de serviços”, salienta o candidato.
Júnior Chaveiro tem como principais bandeiras de luta para Barra do Bugres, o Médio Norte e Mato Grosso o setor de saúde, a infraestrutura, a educação, o fortalecimento dos pequenos e médios comerciantes e a agricultura familiar.
Júnior Chaveiro é natural de Umuarama. Sua família chegou em Mato Grosso no ano de 1984, fixando residência em Diamantino. Desde 1996 ele se estabeleceu em Barra do Bugres.
A militância política teve início em 2004, quando se candidatou a vereador e obteve 128 votos; em 2006 disputou uma vaga de deputado estadual, obtendo 4.396 votos, sendo suplente de Chico Galindo; em 2007 assumiu a cadeira de Galindo na AL por três meses e 20 dias; em 2008 foi eleito vice-prefeito; em 2009 foi secretário de Saúde de Barra do Bugres; em 2010 se candidatou a deputado estadual, obtendo 6.017 votos, ficando na terceira suplência.
Conquistas
Nos quase quatro meses em que assumiu a vaga de deputado em 2007, Júnior Chaveiro apresentou mais de 50 indicações às diversas secretarias de Estado e instituições públicas e privadas de Mato Grosso, direcionadas a melhorias em infraestrutura e social para Barra do Bugres e cidades que compunham sua base política.
Entre os projetos de lei apresentados por Júnior Chaveiro em 2007 está um sobre a criação da Política Estadual de Prevenção e Atenção aos Usuários de Drogas. Entre as indicações, destaque para a realização das audiências públicas para pavimentar a MT-343, ligando Barra do Bugres a Cáceres, participação ativa na negociação para a transferência do antigo Hospital São Lucas de Barra do Bugres para a Unemat, liberação de recursos para a construção da Escola do Vão Grande e da sede própria da Escola 15 de Outubro (Ceja), liberação de recursos para a instalação da rede de energia elétrica para o Vão Grande, Vãozinho e Buriti Fundo, materiais para as escolas estaduais (com o apoio da Assessoria Pedagógica) e audiência pública para discutir a regularização fundiária no município de Barra do Bugres.
Sete anos depois, a luta de Júnior Chaveiro iniciada em 2007 para pavimentar a MT-343 pode ser percebida por quem trafega pela rodovia. Máquinas e homens trabalham no trecho entre Barra do Bugres e Porto Estrela.
“O deputado estadual é quem defende os municípios de sua base eleitoral. É ele quem trabalha para incluir recursos do governo do Estado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA), recursos estes destinados a beneficiar os municípios”, ressalta Júnior Chaveiro.
Assessoria