Maníaco diz que cometia estupros por “trauma de infância”
O maníaco Herley Nascimento dos Santos, de 34 anos, acusado de cometer quatro estupros em Cuiabá e uma série de outros em vários Estados do país, alegou, em depoimento à Polícia, que os crimes foram praticados em decorrência de “traumas de infância ligados à mãe”.
O interrogatório foi feito pelos delegados Claúdio Álvares Sant’ana, adjunto da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Idoso de Várzea Grande, e Eliane da Silva Moraes, adjunta da Delegacia da Mulher de Cuiabá, na cidade de Porto Velho (RO).
Os delegados foram até a cidade para o interrogatório a fim de tentar trazer o acusado para Mato Grosso.
Segundo a Polícia Civil, após o fim do interrogatório, o acusado afirmou aos delegados que, aos três anos de idade, sua mãe arrumou outro companheiro. Esse homem, segundo o maníaco, costumava manter relações sexuais com a sua mãe em sua frente.
Ele disse que era mantido ajoelhado sobre grãos de milho para assistir às cenas e, depois, passou a ser abusado pelo padrasto.
Conforme a Polícia, o criminoso também justificou sua conduta como “igual a um vício, como droga”, mas disse ficar com “peso na consciência” depois de abusar das vítimas.
Antes de iniciar na vida criminosa, aos 19 anos, Herley era servidor público concursado em Rondônia, estado em que nasceu.
O criminoso está preso no presídio de segurança máxima Urso Branco, em Porto Velho.
Ele teve quatro mandados de prisão preventiva cumpridos e foi coletado material genético para confronto em exame de DNA com o material das vítimas.
Casos
Em Mato Grosso, o maníaco estava com quatro mandados de prisão preventiva decretados, sendo dois pela comarca de Cuiabá por dois estupros, e outros dois em Várzea Grande pelos estupros de uma mulher e de uma criança.
Em Rondônia, ele responde na Justiça por estupros e roubos praticados em Porto Velho (RO), cometidos em 2009. Ele também tem processo na Justiça de Manaus, no Amazonas, pelo estupro de 23 mulheres na capital daquele estado, além de roubos e um homicídio praticado em 2012.
O criminoso foi preso no dia 11 de setembro, após cerco das Polícias Civil e Militar, na localidade do Vale do Anari, em Rondônia. Ele fugia em uma caminhonete Blazer verde escura quando caiu na barreira da PM.
Dentro do carro foram encontradas roupas usadas nos crimes, objetos, dinheiro, e um simulacro de pistola, que teria usado em assaltos e no estupro de uma jovem de 23 anos, em Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, para onde o suspeito foi conduzido e ouvido na Delegacia da Polícia Civil do município e, posteriormente, levado para o presídio Urso Branco.
Mídia News