Destaques

Masson quer instituir o dia de combate ao câncer de próstata

Só para os Homens: Um Mês Azul. No mês de novembro, a dedicação é internacionalmente relacionada à prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem.Em mais de 95% dos casos de diagnóstico de câncer da próstata em que há o aparecimento de sintomas, a doença se encontra em fase avançada.

novembro-azul-2O deputado Saturnino Masson (PSDB) apresentou projeto de lei n° 695/2015, que institui a campanha “Novembro Azul”, que é dedicada ao desenvolvimento de ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem, a ser realizado anualmente, no dia 17 de novembro.  A data também é lembrada como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, atinge um em cada seis homens no Brasil.

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens da importância do diagnóstico precoce da doença e incentivar a prática de hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação equilibrada.

De acordo com o projeto durante a campanha Novembro Azul serão feitos esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas concernentes à saúde do homem, sobretudo no que se refere ao câncer de próstata.

Só para os Homens: Um Mês Azul. No mês de novembro, a dedicação é internacionalmente relacionada à prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem. Em mais de 95% dos casos de diagnóstico de câncer da próstata em que há o aparecimento de sintomas, a doença se encontra em fase avançada.

Para Saturnino  é importante que os homens se preocupem com a saúde e deixem a resistência ao exame. “As ações de conscientização são fundamentais para um diagnóstico precoce, por isso entendemos que quanto mais for divulgado o assunto, maiores serão as chances de tratamento e cura da doença.”, declarou o parlamentar.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer da próstata é o segundo que mais acomete homens, atrás apenas do câncer da pele não melanoma. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos de diagnóstico, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do País e pelo aumento na expectativa de vida. Vale ressaltar que diversos estados da Federação brasileira já produziram legislação sobre o tema.

O Novembro Azul tem como símbolo uma gravata-borboleta na cor azul.

ROSANGELA MILLES/Assessoria de Gabinete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *