DestaquesPolítica

MT registra 119 casos de malária neste ano

malariaMato Grosso registrou 119 casos de malária nos três primeiros meses de 2016, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde Estadual de Saúde (SES-MT) nesta segunda-feira (27). As notificações deste ano quase ultrapassam o número de casos registrados em todo o ano de 2015, quando o estado diagnosticou 138 pacientes com a doença.

Segundo a SES-MT, os números de março a junho ainda não foram atualizados por causa da greve dos servidores públicos. Em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, um jovem de 19 anos foi internado com sintomas da doença, segundo a prefeitura daquele município. Ele foi internado na última terça-feira (21) e liberado no domingo (26). No entanto, o diagnóstico também não foi confirmado por causa da greve dos servidores.

De acordo com a secretaria de saúde do município, o jovem procurou uma unidade de saúde com febre, dor e tremores no corpo. A princípio, a suspeita dos médicos era de que o paciente estivesse com dengue. No entanto, um primeiro exame diagnosticou o jovem com malária.

Segundo a chefe de vigilância sanitária daquele município, Cláudia Regina Engelnann, o jovem informou que esteve recentemente em uma região de mata próxima à cidade. Ainda de acordo com o município, um segundo exame deve confirmar o diagnóstico da doença. Após a alta médica, o paciente ainda deve ser monitorado pela vigilância sanitária.

A malária é uma doença infecciosa transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles infectada pelo Plasmodium. Os principais sintomas são febre alta, calafrios, tremores, suor e dor de cabeça. Atualmente, não existem vacinas disponíveis. O tratamento é simples e eficaz, mas, se a doença não for tratada, pode matar.

G1-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *