Multinacional perde incentivos fiscais e fecha fábrica em Cuiabá; 400 são demitidos
Empresa fabricava latinhas para Coca Cola e Itaipava
A multinacional Ball Corporation (antiga Rexam) anunciou nesta quarta-feira que está encerrando as atividades produtivas e administrativas da fábrica localizada no Distrito Industrial de Cuiabá. Um dos motivos seria a perda dos incentivos fiscais que a empresa recebia através do Prodeic (Programa de Desenvolvimento Econômico e Industrial do Estado).
Instalada há quase 12 anos no Distrito Industrial, a fábrica é considerada uma gigante na produção de latas de cerveja e refrigerante para o Grupo Petrópolis e para a Coca Cola. Era responsável pela geração de mais de 80 empregos diretos e outros 400 indiretos.
Ela recebeu o incentivo do Prodeic na instalação, com duração de 10 anos, prazo que venceu em dezembro de 2016. Desde então, vinha mantendo contato com as autoridades estaduais para ter o benefício renovado, o que não ocorreu.
Diante da negativa e temendo a alta carga tributária, decidiu encerrar as atividades no Estado. O fato foi lamentado por grupos de industriais no Estado.
A presidente da Aedic, Margareth Buzetti, disse que tentou intermediar um acordo com o Governo para manter os incentivos da empresa e evitar seu fechamento no Estado. Ela lembrou que a empresa fez um investimento de 40 milhões de dólares e detinha tecnologia de ponta. Parte dos equipamentos será transferida para outras unidades.
FolhaMax