Município de Barra do Bugres adquire duas ambulâncias com recursos próprios
Duas Ambulâncias foram entregues ontem (21) pela manhã para a Secretaria de Saúde do Município de Barra do Bugres. As aquisições foram feitas com recursos próprios e irá auxiliar na condução de munícipes que por ventura necessite para tratamento de saúde ou socorro necessário.
Durante a solenidade de entrega das chaves ao responsável pela pasta em questão, Julio Cesar Florindo, Prefeito de Barra do Bugres, frisou a importância para o município dessas ambulâncias. “A Saúde do município vinha sofrendo com a falta de ambulâncias e contava somente com uma. Agora com mais essas duas ambulâncias a situação deverá alcançar uma qualidade melhor de prestação de serviços ao cidadão, aquele que paga seus impostos e que devemos dar retorno”, afirmou.
Dr. Egberto Balsalobre de Barros, Secretário de Saúde do Município falou sobre a importância dessas duas ambulâncias, “A Secretaria de Saúde vai contar com três ambulâncias, uma delas irá continuar atendendo as urgências da população. Essas duas irão ajudar a tratamento de saúde de pacientes fora do domicílio”, explicou. Outra questão relevante, levantada pelo atual secretário foi a importância da conservação dos automóveis, “Nós estamos conscientizando os nossos motoristas que isso é um patrimônio público e portanto deve-se ter muito cuidado. Fundamentalmente é o cuidado do motorista que deverá preservar essas ambulâncias”, disse Balsalobre, explicando que no caso da outra ambulância, que é usada nos casos de urgências, dependendo do caso, se justifica ter que haver uma necessidade de direção um pouco mais hábil, mais rápida. “Nessas duas não se justifica, pois não serão usadas em urgência”, afirmou.
O Secretário explicou ainda como é que funciona o uso de ambulâncias da saúde do município e do Hospital que agora é de responsabilidade do Estado e Consórcio.
“Quando o paciente está internado no hospital e tem, por exemplo, que fazer uma transferência, isso é de responsabilidade, por conta do hospital. Uma vez transferido para outra unidade hospitalar, aí passa a ser de responsabilidade de cada um dos municípios do Consórcio. Digamos que um paciente de Barra do Bugres seja transferido para Cuiabá, quando ele tiver alta, a saúde do município que deverá ir busca-lo. Digamos que há um paciente que foi transferido para Cuiabá e que seja de outro município, nesse caso o outro município em questão que deverá ir busca-lo. Mas há situações que a humanidade, a caridade devem ser levadas em conta, como por exemplo, aconteceu nesses dias atrás de a ambulância do hospital estar quebrada, sem condições de uso e nós entendemos que deveríamos auxiliar a suprir essa falta, pois a situação de urgência se fazia necessária. Nós atendemos por que entendemos que há regras mas também há a necessidade de compaixão onde o lado humano fala mais alto. Agora, o Consórcio está devolvendo essas viagens ao município. Não é uma questão de economia, não é uma questão de conta é uma questão de humanidade, uma questão de caridade que estávamos fazendo”, explicou Dr. Egberto.
A saúde do Município de Barra do Bugres também foi contemplada com aquisições de novos computadores que deverão ser entregues na semana que vem.
Assessoria