Nova Marilândia está entre os 10 municípios mais desenvolvidas de Mato Grosso
Entre os municípios mato-grossenses, Nova Marilândia, na região Médio Norte, ficou em nono lugar no ranking estadual das cidades avaliadas pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM
Entre os municípios mato-grossenses, Nova Marilândia, na região Médio Norte, ficou em nono lugar no ranking estadual das cidades avaliadas pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM. O município atingiu 0.7963 no índice que varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os dados foram divulgados esta semana pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Na área de emprego e renda, o município ocupa a 10ª posição; em educação 14º no ranking e em saúde, 26º lugar no estado.
O prefeito de Nova Marilândia, Wener Santos, destacou que o resultado da pesquisa reflete a boa fase do município, que está passando por um processo de desenvolvimento socioeconômico com investimentos em vários setores. “Ficamos muito satisfeitos com a posição de Nova Marilândia no ranking estadual. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais os nossos indicadores econômicos e sociais para que possamos avançar ainda mais nesse índice”, assinalou.
Criado em 2008, o IFDM é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
Em 2014, a metodologia do IFDM foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo. A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais.
Desenvolvimento Econômico – Nova Marilândia viveu o auge do garimpo na década de 90, mas com o fim dessa atividade precisou viabilizar novas alternativas para promover o desenvolvimento local. Na década seguinte a cidade começou a passar por um processo de transformação. Os garimpos foram substituídos pela avicultura, a economia cresceu, se diversificou e se transformou em exemplo para outros municípios, ganhando destaque na mídia estadual e nacional.
A partir dessa transformação, o sucesso de Nova Marilândia rendeu ao município várias premiações, como o prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor da região Centro-Oeste e do Estado de Mato Grosso, em 2006. Também recebeu o prêmio RDM de Gestão Pública, pelo projeto inovador do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O fim das dificuldades com o desenvolvimento e crescimento econômico da cidade veio acompanhado de avanços nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, administração e social.
Histórico – As origens de Nova Marilândia provêm do garimpo de diamantes, atividade desenvolvida na região desde o século XVIII. A denominação é referência ao Ribeirão Maria Joana, segundo dados históricos, recebeu como homenagem a uma mulher, chamada Maria Joana e que muito ajudou aos garimpeiros em 1958, período em que chegou a região Manoel Rodrigues de Araújo, fundador da localidade. O lugar passou a ser chamado de Garimpo da Maria Joana, sendo que alguns anos depois foi mudado para Marilândia. Ao ser criado o município de Marilândia incluiu-se o termo Nova, para diferenciá-lo de outro, já existente no Estado do Paraná. O município de Nova Marilândia foi criado em 19 de dezembro de 1991, através da Lei Estadual nº 5.900.
Fonte: 24HorasNews