Variedades

Novo hospital de Cuiabá entra em atividade esta semana, diz Prefeitura

Operação do Hospital São Benedito começa com regulação e triagens.
Cerimônia de inauguração foi adiada desta segunda-feira para dia 21.

hospital.jpg1Apesar do adiamento da inauguração oficial, o novo Hospital São Benedito deverá ter suas atividades iniciadas nesta semana em Cuiabá. De acordo com a Prefeitura, que transferiu a inauguração desta segunda-feira (13) para o próximo dia 21, ainda nesta semana a nova unidade hospitalar começa a realizar procedimentos de regulação, triagem e de preparação dos primeiros pacientes.

Conforme nota publicada pela Prefeitura de Cuiabá, a inauguração da unidade – que vinha sendo anunciada para esta segunda-feira desde o final de maio – teve de ser adiada para poder contar com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro. Além disso, a Prefeitura tenta viabilizar junto ao gabinete da Presidência da República a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) na cerimônia oficial.

Independentemente da cerimônia de inauguração, a Prefeitura assegurou, na nota, que o novo hospital já entrará em funcionamento nesta semana. A partir do dia da inauguração com o ministro da Saúde a unidade já deverá realizar suas primeiras cirurgias (nas áreas de Ortopedia e Neurologia), conforme acrescentou a Prefeitura.

hospitalAntes da cerimônia oficial, o Hospital São Benedito já chegou a receber uma inauguração de sua estrutura física no final de abril (mês em que se comemora o aniversário de Cuiabá), quando o prefeito Mauro Mendes (PSB) e o governador Pedro Taques (PDT) ainda tentavam negociar com o governo federal o rateio dos custos mensais da nova unidade hospitalar – os custos são estimados em aproximadamente R$ 7 milhões.

Com o rateio acertado entre os governos municipal, estadual e federal, o Hospital São Benedito também já contou com anúncio de contratos temporários e processo seletivo de profissionais de área administrativa e da saúde para atuar na unidade, a qual será destinada ao atendimento de cirurgias eletivas integralmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ocupando o prédio do antigo Hospital das Clínicas, o Hospital São Benedito é a primeira unidade hospitalar pública a ser inaugurada em 30 anos na capital.

Inicialmente, o projeto consistia em um hospital para atender urgência e emergência na Copa (tratava-se da única iniciativa em saúde dentro do rol de preparativos para o evento mundial em Cuiabá), mas os atrasos comprometeram a idéia original. Posteriormente, o hospital passou a ser concebido para atender à demanda de todo o estado por cirurgias eletivas reguladas pelo SUS.

G1-PT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *