Operação Protetor das Fronteiras resulta em grande apreensão de drogas e morte de suspeito em confronto armado em Porto Esperidião-MT
Na noite desta quarta-feira, 23/04, em Porto Esperidião (MT), Em mais uma ação integrada da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, realizada pelo GEFRON com apoio da SENASP/MJSP, SESP e demais forças de segurança, um confronto armado resultou na morte de um suspeito e na apreensão de expressiva quantidade de drogas na região de fronteira entre Brasil e Bolívia.
A ação ocorreu, por volta das 23h40, na zona rural de Porto Esperidião, durante patrulhamento na região de Vila Cardoso, quando os agentes tentaram abordar uma camioneta GM/S10, prata, que transitava em alta velocidade por uma estrada vicinal. O condutor desobedeceu às ordens de parada, fugindo no sentido Bolívia/Brasil.
Após alguns quilômetros de perseguição, o veículo foi interceptado. O condutor desceu armado e iniciou disparos contra os agentes, que reagiram conforme os protocolos de segurança. O homem, ainda não identificado, foi alvejado e, apesar do socorro prestado pela equipe, faleceu ao dar entrada na UPA de Porto Esperidião.
Durante revista ao veículo, os policiais encontraram 340 tabletes de drogas – sendo 290 de pasta base e 50 de cloridrato de cocaína –, totalizando um prejuízo estimado ao tráfico de R$ 6,5 milhões. Também foram apreendidos uma pistola Glock calibre 9 mm, dez munições intactas e R$ 100 em espécie.
O material e o veículo foram encaminhados à Base GEFRON e, posteriormente, à Polícia Federal em Cáceres para os procedimentos legais.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança do Estado com o combate implacável ao tráfico internacional de drogas e à criminalidade na faixa de fronteira.
Da redação