Para acabar com greve, Silval se reunirá com Sintep e comissão
Alegando desencontro nos números apresentados entre as secretarias de Estado de Educação e de Fazenda, os membros da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto e três representantes do Sintep vão se reunir com o governador, Silval Barbosa (PMDB), na próxima segunda (2), no Palácio Paiaguás. Os trabalhadores da educação estão em greve desde o dia 12 deste mês. Os membros da Comissão – Alexandre César (PT), Airton Português (PSD), Ezequiel Fonseca (PP), Emanuel Pinheiro (PR) e João Malheiros (PR) – também querem que os titulares das pastas, Ságuas Moraes e Marcel de Cursi, respectivamente, sejam chamados para a reunião com Silval.
O secretário de Administração, Francisco Faiad (PMDB), também pode ser convidado, já que uma das reivindicações do sindicato é a realização de um novo concurso. De acordo com dados do Sintep, mais de 50% do efetivo de professores do Estado são de interinos. O sindicato destaca ainda que apesar de o governo ter convocado mais de 5 mil professores aprovados e classificados no último concurso, realizado em 2010, existe uma defasagem de pelo menos 7 mil vagas.
O presidente da Comissão, Alexandre César, durante reunião extraordinária, realizada na manhã desta quarta (28), chegou a solicitar audiência com o governador, mas só no final da tarde que teve a resposta do peemedebista de que o encontro só poderia ser realizado na segunda, às 14h. Alexandre ressalta que o objetivo é acelerar o processo de negociação e buscar atingir as reivindicações atendendo a pauta da categoria para, então, dar fim à greve.
“É positivo este Poder [Legislativo] entrar no processo de negociação diante da responsabilidade que os membros desta Casa [Assembleia] possuem e nós sempre acreditamos no entendimento de que o governador deve ter como chefe de Estado. Esta Casa, em outras greves, intermediou o conflito e poderá acelerar este processo de negociação”, afirmou Henrique Lopes Nascimento, presidente do Sintep.
RD News