Para Riva, Congresso Nacional é que precisa viabilizar reforma tributária
O candidato ao governo do Estado nas eleições deste ano, deputado estadual José Riva (PSD), defende que a mudança na forma de arrecadação de impostos seja também uma iniciativa da Câmara Federal e, por consequência, do Senado. Para o social-democrata, o poder dos estados é pequeno diante das decisões tomadas pelo governo federal neste setor.
Riva, norteado pelos altos índices do ICMS em Mato Grosso, avalia que somente diminuir a cobrança deste imposto não pode sanar o problema tributário. “Tem que ter revisão geral. Muita redução pode acontecer. Defendo reforma completa”, afirma.
Em seu plano de governo, Riva informa ter o objetivo de criar um plano de incentivos por meio de um conselho envolvendo a sociedade organizada. O intuito é que sejam elaborados indicadores para garantir que os incentivos concedidos às empresas e indústria retornem em benefícios sociais, como a geração de empregos.
A diretriz na qual se embasa a proposta de Riva é a de implantar um modelo de máquina arrecadadora que esteja ancorado na justiça tributária, tanto para os contribuintes de Mato Grosso, quanto para aqueles que vierem investir no Estado.
RD News