Variedades

Pesquisadores da Unemat descobrem mais uma nova espécie de orquídea

nova orquidiaHoje (27) foi publicada na Revista Phytotaxa* a nova espécie de orquídea descoberta pelos pesquisadores do Herbário da Amazônia Meridional (Herbam) do campus de Alta Floresta da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que coincidentemente completa oito anos de fundação nesta sexta-feira. A nova espécie do gênero Catasetum foi encontrada em 2012, as margens do Rio Teles Pires, em Paranaíta, Mato Grosso.  Além de todos os ganhos da descoberta dessa nova espécie para a ciência, o Herbam foi presenteado com cerca de 300m² em espaço físico.

Batizada de Catasetum telespirense Benelli &Soares-Lopes a nova espécie homenageia o local onde foi encontrada. Tanto o rio quanto a usina, chamam Teles Pires. Entre a descoberta e a publicação na Revista Phytotaxa passaram três anos, período necessário para que a possível nova espécie fosse minuciosamente comparada com as já descritas para o gênero e ser confirmada como inédita.

Os botânicos envolvidos na pesquisa são a professora Célia Regina Araújo Soares Lopes, doutora em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa e curadora-fundadora do Herbam; a especialista da família das orquídeas (Orchidaceae), pesquisadora Adarilda Petini Benelli**, associada ao Herbam e doutoranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o ilustrador botânico, responsável pela prancha da nova espécie, Alexandre da Silva Medeiros.

A descoberta é resultado das pesquisas desenvolvidas em conjunto pelo Herbam/Unemat, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) e a Sociedade de Amigos do Museu de História Natural de Alta Floresta. De acordo com a pesquisadora Célia Lopes, o sistema de parceria tem sido vantajoso. “Encontramos a nova espécie durante o resgate das Epifitas*** na Usina Hidrelétrica Teles Pires. Essa parceria tem sido muito profícua em função dos resultados obtidos possibilitando a ampliação do conhecimento da diversidade da flora da região, além das novas aquisições. A doação do terreno pela prefeitura para ampliação do nosso espaço e a construção doada pela CHTP já são frutos dos resultados desta parceria”.

Por Hemilia Maia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *