PF invade 20 empresas e mansões; veja lista exclusiva
O juiz da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, Jeferson Schneider, determinou no dia 9 de maio o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão, condução coercitiva, e dois de entrega de documentos, na quinta fase da Operação Ararath. O FOLHAMAX teve acesso a decisão na íntegra e aos locais onde a Polícia Federal compareceu com base na decisão de Scheineder.
Além desta decisão, uma outra do ministro do Supremo Tribunal Federal, José Antônio Dias Tofóli, determinou medidas penais contra autoridades que dispõem de foro privilegiado como no caso o governador Silval Barbosa (PMDB), o deputado estadual José Riva (PSD) e ainda o ex-secretário de Fazenda e Copa, Éder Moraes Dias. Além da Assembleia Legislativa e Palácio Paiaguás, os agentes federais cumprimaram mandados no Ministério Público de Mato Grosso, onde promotores e procuradores são suspeitos de direcionar investigações.
Em sua decisão, o juiz federal considera que Éder Moraes, ex-secretário de Fazenda nas gestões de Blairo Maggi (PR) e Silval Barbosa (PMDB), teria cometido diversos crimes contra a administração pública com o objetivo de “obter recursos financeiros para si e terceiros ligados ao seu grupo político”. Os documentos com indícios do suposto esquema foram apreendidos no mês de março, quando a PF esteve na casa do pré-candidato a deputado estadual no condomínio Florais dos Lagos.
LAVAGEM VIA BANCO E EMPRESAS
O próprio investigado “Júnior Mendonça”, em sua delação premiada, confirma que Éder utilizava-se de suas empresas – Globo Factoring e Amazônica Petróleo – para lavagem de dinheiro de origem ilícita. Em 2011, Éder articulou junto ao BIC Banco um empréstimo de R$ 12 milhões para a Amazônia Petróleo sem “qualquer garantia ou abservância das normais míminas de segurança ao sistema financeiro.
A fortuna levantada no banco foi transferida para várias pessoas através da rede de postos de combustíveis. Também foram emitidas cartas de fiança pelo ex-governador Blairo Maggi para que empresários levantassem grandes valores junto a instituição bancária.
CONFIRA A LISTA
Mandados de busca e apreensão
Bic Banco – São Paulo e Cuiabá
Luiz Carlos Cozzeol – Cuiabá
Vilceu Aparecido MArcheti – Primavera do Leste
Ezequiel de Jesus Olveira Lara – Cuiabá
Lince Construtora e Incorporadora – Cuiabá
Ana Cristina Saboia – empresária – Cuiabá
Manuel Jorge de Saboia – empresário – Cuiabá
São Tadeu Energética S.A – Cuiabá
Mauro Carvalho Júnior – empresário – Cuiabá
Ricardo Padilha de Borboun Neves – empresário Cuiabá
Borboun Fomento Mercantil – Cuiabá
Gemini Projetos, Incorporações e Construções – Cuiabá
Anildo Lima Barros – empresário – Cuiabá
Laje Engenharia e Pavimentação LTDA – Cuiabá
José Antonio Felix – empresário – Cuiabá
Trimec Construções e Terraplanagem LTDA – Cuiabá
WTorres Participações e Investimentos, Sol Vermelho Participações e Investimentos, Trimec Equipamentos – Várzea Grande
Wanderlei Fachetti Torres – Cuiabá
Lotufo Engenharia e Construções LTDA – Cuiabá