PF prende quatro pessoas com quase R$ 500 mil em garimpo ilegal
A Polícia Federal deteve quatro homens com R$ 460 mil suspeitos de exploração ilegal no garimpo Serra do Caldeirão, localizado em Pontes e Lacerda (483 km de Cuiabá). O montante teria relação com a comercialização e extração do ouro na jazida. Policiais federais encontram-se no local para trabalhos preliminares de desocupação da área.
A prisão ocorreu na tarde desta sexta-feira, 23 de outubro. Os suspeitos foram encaminhados Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Pontes e Lacerda.
Na quinta-feira,22, um homem foi detido pela Polícia Federal com quase 35 gramas de ouro.
De acordo com nota emitida pela Polícia Federal, na sexta-feira, policiais federais encontram-se na região do garimpo ilegal para a realização de trabalhos preliminares da desocupação da área.
O acesso ao garimpo na Serra do Caldeirão encontra-se bloqueado para novas entradas. Segundo a Polícia Federal, as pessoas que ainda encontram-se no garimpo estão cientes que em breve será cumprido a determinação judicial de desocupação.
“Estão sendo realizadas ações conjuntas com outras instituições para instruir os garimpeiros que a prática de extração de minérios sem a autorização legal é crime e que aqueles que insistirem em praticar a atividade responderão criminalmente, sendo passíveis de prisão, além de perderem todo o minério extraído e os equipamentos, maquinários e instrumentos utilizados na extração e na lavra”, declara a Polícia Federal por meio de nota.
Durante reunião com o governador Pedro Taques o delegado Vitor Chad Domingues, da Polícia Judiciária Civil, destacou acreditar ser possível esvaziar o garimpo na Serra do Caldeirão em uma semana, por meio de uma estratégia de sufocamento.
O delegado informou, após a reunião com o governador em coletiva de imprensa, que há informações de que restam no local cerca de 350 garimpeiros.