Destaques

Polícia faz busca em empresas suspeitas de sonegar imposto; uma delas em Barra do Bugres

delegadoA Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública cumpriu, nesta quinta-feira (28), seis mandados de busca e apreensão, em duas empresas suspeitas de sonegação de impostos, em Cuiabá.

A ação policial faz parte da Operação “Karcharias”, que a Secretaria de Segurança Pública lançou, no começo do mês e que visa à conclusão de 200 inquéritos relacionados a crimes de corrupção, desvios de dinheiro público em geral, sonegação de impostos, fraudes em licitações e outros crimes correlatos.

A operação foi comandada pela delegada Cleibe Aparecida de Paula, da Defaz, e as ordens judiciais foram cumpridas com objetivo de subsidiar ação fiscal a ser realizada por auditores fiscais da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

“Há suspeitas de que essas empresas estejam utilizando de supostas filiais e empresas baixadas para omitir receitas e, consequentemente, sonegar impostos”, disse a delegada.

Uma das buscas foi realizada na Cooperfrente (Cooperativa de Profissionais Atuantes em Consultoria Instrutoria e Educação), que é suspeita de fraudar o Fisco Municipal.

De acordo com as investigações da Polícia Fazendária, a empresa estaria acobertando serviços executados em Cuiabá, por meio de notas fiscais de prestação de serviços, que pertenceriam a filiais instaladas nos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Barra do Bugres.

Duas clínicas odontológicas do mesmo grupo, uma na região do Coxipó, e outra no bairro CPA II, foram denunciadas por se recusarem a fornecer notas fiscais pelos serviços odontológicos prestados.

As clínicas direcionavam suas receitas a favor de uma empresa com a situação baixada.

Três escritórios de contabilidade que prestam serviços as empresas também foram alvos das medidas cautelares.

Segundo a delegada Cleibe de Paula, foram realizadas cópias dos arquivos digitais nas empresas e apreendidas várias caixas de documentos, que serão encaminhados ao Fisco Municipal, para análise e providências.

Depois, os documentos serão restituídos à Delegacia Especializada para continuidade das investigações.

Todas as empresas poderão sofrer medidas administrativas por parte da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

“Top Five”

Na semana passada, o chefe de uma das maiores quadrilhas que agia nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Pará, em roubos de propriedades rurais, teve quatro mandados de prisão contra si cumpridos pela Polícia Judiciária Civil, na sexta-feira (22), em Barra do Garças (509 km a Leste).

A ação policial faz parte da operação “Top Five”, lançada pela Secretaria de Segurança Pública, e deflagrada pela Polícia Civil no Estado de Mato Grosso.

Segundo a Polícia, o acusado, I.P.S., de 34 anos, é a primeira liderança criminosa presa em Barra do Garças, dentro da operação “Top Five”, que tem como foco identificar e prender os cinco maiores criminosos que atuam em municípios mato-grossense.

Fonte: Assessoria PJC/MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *