Polícia Federal prende garimpeiro e apreende ouro ilegal em MT
A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (22), um homem com 33 gramas de ouro, na Serra da Borda e Santa Bárbara, no município de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá).
Com a apreensão do ouro, o prejuízo do garimpeiro foi de cerca de R$ 4,7 mil.
De acordo com a PF, o preso – que não teve o nome divulgado – foi encaminhado para a Delegacia de Cáceres (a 200 km de Lacerda), onde será ouvido pelo delegado Jessé James Rodrigues Freire.
A PF lembrou que a extração do minério na região foi considerada ilegal pela Justiça Federal, que também determinou o fim da atividade, na última segunda-feira (19).
Uma equipe de agentes federais já se encontra na região de garimpo, realizando trabalhos preliminares para a efetiva desocupação da área.
Conforme a PF, o acesso ao local encontra-se bloqueado para novas entradas.
E as pessoas que lá permanecem já estão sendo cientificadas de que a Polícia, em breve, irá cumprir a determinação judicial para desocupação.
Dois mil ainda continuam no garimpo
Após uma reunião realizada no final da tarde de quarta-feira (21), cerca de duas mil pessoas decidiram pela permanência no garimpo ilegal.
Elas pedriram uma providência no sentido se de se regularizar a exploração do ouro. E afirmaram que só irão sair da área quando a Polícia Federal chegar com a ordem de retirada do local.
A Justiça Federal autorizou o uso de força policial, caso os garimpeiros não deixem a área voluntariamente.
Desocupação
A decisão pelo fechamento do garimpo se deu devido à ausência de autorização por parte do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
A decisão pelo encerramento das atividades no local é do juiz federal Francisco Antônio de Moura Júnior, da 1ª Vara da Subseção de Cáceres (225 km a Oeste da Capital).
O magistrado atendeu a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF).
Na decisão, o juiz determinou a apreensão de todo o minério de ouro extraído que for encontrado no local, e também de todos os equipamentos, maquinários e instrumentos utilizados na extração e lavra do minério.
Determinou ainda, a remoção dos veículos existentes no local e a proibição da entrada de novas pessoas, comércio ou qualquer outra forma de distribuição gratuita ou onerosa de combustível e suprimentos na área.
Entenda o caso
Inicialmente, cerca de 600 pessoas invadiram uma área particular no município de Pontes e Lacerda, após a divulgação de que uma grande quantidade de ouro havia sido encontrada no local.
A disseminação de fotos e vídeos nas redes sociais colaborou para que a invasão ao local fosse ainda maior.
Segundo a própria Justiça Federal, inicialmente cerca de cinco mil pessoas de vários estados estão na região em busca de ouro fácil.
Mídia News