Polícia prende 13 acusados de roubos e furtos de veículos
A Polícia Civil cumpre, neste momento, em Cuiabá e Várzea Grande, 18 mandados de prisão preventiva contra autores de roubos e furtos de veículos.
Até o momento, de acordo com o delegado Wagner Bassi, da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), 13 pessoas já foram presas.
A ação faz parte da segunda fase da operação “Cárcere”, iniciada em março deste ano.
O delegado explicou que os alvos foram identificados como autores de roubos de veículos ocorridos nos últimos 30 dias.
Segundo ele, os suspeitos não são pessoas articuladas em uma única quadrilha, mas pequenos grupos que agiam isoladamente em assaltos com o objetivo de subtrair veículos.
“Não é uma quadrilha única. Alguns têm vínculos e outros, não. Identificamos esses autores e pedimos a prisão”, afirmou.
Entre os presos está um dos autores do roubo do veículo de uma capitã da Polícia Militar, no dia 20 de maio, no bairro Flamboyant, em Cuiabá.
A policial foi abordada por dois criminosos no portão de casa, quando saía de bicicleta com uma amiga. Os assaltantes levaram o veículo Kia Soul da vítima.
Queda de roubos e furtos
Dados da Seção de Estatísticas da Polícia Judiciária Civil apontam redução nos índices de roubos e furtos de veículos em 2015.
De janeiro de julho, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, foram subtraídos 1.156 motocicletas e 1.076 automóveis de vários modelos e portes.
Em 2014, no mesmo período, foram 1.386 motocicletas e 1.326 automóveis. A redução é de 480 veículos (230 motos e 250 carros).
No primeiro semestre, Cuiabá registrou queda de 3% nos roubos de veículos, incluindo motocicletas e aumento de 3% nos furtos, sendo o índice considerado estável, considerando o aumento da frota.
Em Várzea Grande a redução foi de 33% nos roubos de veículos e nos 7% nos furtos.
Nos primeiros sete meses deste ano, foram recuperados 1.596 veículos.
Mídia News