Prefeitura de Barra do Bugres promove ações de conscientização e defesa do meio ambiente
Na manhã do último sábado, dia 03, a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, reforçou seu compromisso em favor ao meio ambiente realizando ações de conscientização e defesa do Meio Ambiente e do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.
A ação contou com a participação do Poder Público, sociedade civil organizada, setor privado e alunos da rede pública de ensino, teve como objetivo a limpeza e revitalização das áreas de reserva existente na zona urbana da cidade. “Estou muito feliz por estar hoje no mesmo objetivo que é de conscientizar a população a preservar o nosso bem maior que temos em Barra do Bugres”, disse o prefeito Raimundo Nonato agradecendo o secretário municipal Carlos Pereira Neto, pelos serviços prestados junto à sua pasta.
Carlos Pereira Neto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo destacou a importância dessas ações de conscientizar a população sobre a degradação dos rios que é o início do pantanal. “Envolver a rede de ensino é preparar o nosso futuro e conscientizá-los da educação ambiental. O objetivo é que elas despertem o interesse para ações de preservação e repassem isso para os adultos”, afirmou o secretário Carlos Pereira.
A área das Cabeceiras do Pantanal é a que apresenta o maior risco ecológico. A sua conservação é fundamental para diversos setores que dependem do uso da água para as suas atividades. A integridade ecológica do Pantanal requer o estabelecimento de políticas públicas positivas que garantam a recuperação e retomadas das funções do ecossistema.
As ações para os olhos da população podem ser consideradas simples, mas são bons exemplos para melhorar a proteção das nascentes, incentivar o reflorestamento, restaurar a mata ciliar e adotar boas práticas agrícolas. Garantindo com isso a qualidade e quantidade de água, bem como um ciclo regular de cheias no Pantanal.
A ação de conscientização conjunta com os poderes público, setor privado e sociedade civil foi uma forma de buscar soluções conjuntas para aprimorar a gestão dos recursos hídricos e promover o uso sustentável e racional da água.
A ação de conscientização em prol ao meio ambiente se estendeu o dia todo com plantio de arvores e limpeza em torno da Lagoa Azul, considerada como cartão postal do município.
Autor: Nilson Guedes
Fonte: Assecom