Política

Presidente de CPI prevê relatório final só em dezembro

Prazo inicial para conclusão das investigações é de 180 dias

oscarPresidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa do Mundo de 2014, o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) adianta que não deve concluir as investigações dentro do prazo inicialmente previsto de 180 dias. Segundo ele, a equipe técnica da CPI vem trabalhando com a meta de entregar o relatório final em dezembro.

“Mas existe uma brecha no Regimento Interno da Casa que prevê que a CPI pode ir até o final da legislatura, sendo ela de grandes proporções, como é o caso. Não é o que queremos em hipótese alguma. A meta da equipe é até dezembro ter uma conclusão. O que não queremos é, simplesmente, acusar ou inocentar ‘a’, ‘b’ ou ‘c’ sem ter algo concreto”, explica.

O socialista justifica que o tempo a mais (cerca de três meses, uma vez que o prazo de 180 dias termina em setembro) se faz necessário por conta da quantidade de fatos investigados pela Comissão e o volume de documentos e número de oitivas que terão que ser analisados.

Pelo menos mais 70 pessoas devem ser convocadas e mais de seis mil caixas com processos estão disponíveis para averiguação.

“É muita informação. Se fossemos amontoar os papéis que temos para fiscalizar, não teríamos salas suficientes na Assembleia. São duas carretas lotadas de material. Graças a Deus eles digitalizaram 80% desse material e está sendo disponibilizado para a CPI uma chave eletrônica para que nós possamos entrar no sistema e buscar as informações que precisamos”, explica o deputado.

Para organizar este trabalho e ditar um rumo a ser seguido pelos parlamentares membros da CPI, um cronograma foi elaborado por uma equipe técnica. Sua aprovação está prevista para ocorrer nesta terça-feira (19), durante uma sessão interna da Comissão. A apresentação será feita no dia seguinte.

Segundo o empresário do ramo da construção civil Marcos Meire, contratado para coordenar os trabalhos da CPI, o cronograma vai abordar obra por obra e estabelecer uma linha investigativa que vai da concepção do projeto até a execução do empreendimento. O objetivo, segundo ele, é identificar possíveis direcionamentos de licitações e desvios de recursos públicos, bem como as pessoas eventualmente envolvidas.

Mídia News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *