Presos fogem de penitenciária de MT e um é atingido por tiro após pular muro
Fuga ocorreu na Penitenciária Major Eldo Sá, em Rondonópolis.
Dois dos 8 detentos que fugiram já foram recapturados pela polícia.
Oito detentos fugiram da Penitenciária Major Eldo Sá, a ‘Mata Grande’, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, na noite desta sexta-feira (14). De acordo com a unidade, a fuga ocorreu no momento em que eles estavam no pátio. Os presos cerraram a tela de proteção da ala e escaparam do setor usando cordas feitas com lençóis. Eles pularam o muro da penitenciária, que fica entre as torres um e dois.
Os agentes penitenciários perceberam a movimentação no local e atiraram para tentar impedir a fuga. Um dos disparos atingiu um detento, de 22 anos, quando pulou o muro. O tiro acertou as nádegas dele e ele foi encaminhado para o setor de enfermaria da unidade prisional.
Após a fuga, os policiais militares realizaram buscas na região e conseguiram capturar outro detento, de 27 anos. Segundo a polícia, ele estava escondido em uma chácara próxima à penitenciária e cumpre pena por assaltar residências na cidade.
Seis presos continuam foragidos e buscas são feitas em toda a região, conforme a diretoria da Penitenciária Major Eldo Sá. A direção do presídio informou que vai abrir uma sindicância interna para apurar a fuga e verificar se houve participação de servidores no caso.
Os detentos foragidos têm idades entre 21 e 31 anos. Eles estão presos por crimes, como homicídio, assalto, latrocínio, furto qualificado e tráfico. Atualmente a penitenciária conta com mais de mil presos e tem capacidade para apenas 800 detentos.
G1-MT