PSDB enaltece Taques e diz que oposição ganha em “qualidade”
Por cerca de 30 minutos, senadores comentaram filiação do governador de MT
Presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves enalteceu, da tribuna do Senado, o mais novo filiado da legenda, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT). “Um dos mais qualificados quadros políticos nacional”, assinalou.
Companheiro de Taques no Senado entre 2011 e 2014, o ex-candidato a presidente da República destacou a postura de Taques no Congresso, onde, muitas vezes, não cedeu às pressões da base do Governo Federal e votou de acordo com suas convicções.
“Em pouco tempo nesta Casa, Pedro Taques fez história pelo seu equilíbrio, pela sua independência e pela sua coragem de ser leal a sua consciência e não a eventuais conveniências. Muitas vezes contrariando a posição do seu partido, porque estas posições contrariava aquilo que acreditava e continua acreditando”.
Aécio colocou que o governador terá respaldo partidário para implantar aquilo que pensa ser o melhor para Mato Grosso. “Encontrará no seio tucano e no conjunto de outros partidos de oposição, um terreno muito fértil para que possa continuar defendendo suas ideias. Mas que além disso, possa defender os interesses do seu Estado, o que vem fazendo com muita correção”.
O presidente da legenda destacou que a presença de Taques também é simbólica para o PSDB, que lidera a oposição no país num momento em que a população realiza protestos nas ruas contra o Governo Federal. Ele citou ainda que todas as grandes lideranças do partido, incluindo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, fizeram o convite pessoalmente a Taques.
“Reforço muito grande ao partido que combate hoje o que vem acontecendo no Brasil patrocinado pelo Governo Federal. Ao receber quadros como este, não tenho dúvida alguma de que está simbolizado, da melhor forma possível, o momento extraordinário que passa o nosso partido”, completou.
O anúncio da filiação de Taques no PSDB repercutiu por cerca de 30 minutos na sessão no Senado desta terça. O líder do PSDB na Câmara, senador Cassio Cunha Lima (PSDB-PB) destacou a luta de Taques no combate a corrupção tanto no período em que atuou como procurador da República, como no Senado Federal. “O governador Pedro Taques engrossa esta fileira que estamos formando e que o povo brasileiro tanto necessita. Sobretudo no campo da ética”, colocou.
Integrante da bancada de Mato Grosso, o senador Blairo Maggi (PR) prevê que a parceria “Taques-PSDB” pode ser positiva ao Estado. “Tem meu entusiasmo ver a movimentação política que o governador faz neste momento”, pontuou.
O líder do DEM, senador José Agripino Maia, enalteceu a coragem de Taques ao deixar uma legenda aliada do Governo Federal e migrar para a oposição logo no primeiro ano de mandato. “Ele sabe que é possível que isso pode ter consequência, no que tange a transferência de recursos, a concessão de empréstimos. Mas ele faz uma opção partidária olhando para o futuro, olhando para a frente. Ele olha para um Brasil que todos nós queremos mudar”, pontuou.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que venceu Taques numa disputa a presidência na Casa, elogiou o novo tucano. “Grande liderança, esteve conosco aqui no Senado Federal e tivemos um grande relacionamento. Quero parabenizar vossa excelência (Aécio) pela filiação de um grande líder do nosso país”
Os senadores José Serra (PSDB-SP), José Medeiros (PPS-MT), Acir Gurgacz (PDT), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Waldemir Moka (PSDB), Tasso Jereissati (PSDB-SP) e Ataíde Oliveira também elogiaram Pedro Taques e parabenizaram o PSDB pela filiação.
FolhaMax