Política

Riva apresenta projeto de ferrovia MT/PA ao ministro dos Transportes

rivaComitiva de Mato Grosso liderada pelo deputado estadual José Riva (PSD) apresenta nesta quinta-feira (15), às 15h30, ao ministro dos Transportes, César Borges, o projeto elaborado pela Assembleia Legislativa que prevê a ligação ferroviária entre os estados de Mato Grosso e Pará.

Também integra o grupo que estará na audiência em Brasília, o senador Jayme Campos (DEM), os deputados federais Eliene Lima (PSD) e Nilson Leitão (PSDB), os estaduais Pedro Satélite (PSD) e Baiano Filho (PMDB), além do representante do Pará no encontro, o deputado estadual Fernando Coimbra (PSD).

O encontro será realizado para que seja detalhada a proposta da ferrovia ao ministro, com o objetivo de que o traçado ferroviário seja inserido no Plano Nacional Ferroviário.

“Para abrir uma nova concessão de ferrovia, é necessário esse procedimento, por isso pedimos que o senador Jayme Campos (DEM) intermediasse encontro em Brasília com o ministro dos Transportes para apresentarmos o projeto da Assembleia Legislativa. Há dois anos, trabalhamos esta proposta. É um processo burocrático, mas estamos confiantes, pois trata-se de alternativa para o escoamento da produção de Mato Grosso e Pará, resultando em melhorias na logística do país”, argumentou.

Riva lembrou a proposta já foi apresentada ao governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) e do Pará Simão Jatene (PSDB).

“O próprio Estado do Pará já discute a possibilidade de investir R$ 1 bilhão nessa ferrovia. Mato Grosso não pode ficar preso a um modelo nacional de ferrovia, por isso a importância de um projeto próprio devido a sua dimensão territorial e capacidade de produção. Vejo nesse projeto a grande redenção do sul do Pará e da região Araguaia de Mato Grosso, que é uma das maiores áreas disponíveis para a produção de grãos do mundo”, afirmou.

Ferrovia

O projeto de ligação ferroviária MT/PA foi elaborado no gabinete do deputado Riva, com traçado partindo de Água Boa até Barcarena, no nordeste paraense. Também é analisada a possibilidade da ferrovia seguir do município mato-grossense até Marabá, no sudeste do Pará.

A ligação com o nordeste seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até o porto de Vila do Conde (Barcarena) e outro até o porto de Espadarte (em Curuçá), que está em projeto de implantação. Lideranças políticas e empresariais de Sorriso solicitaram a inclusão do município na ferrovia por meio de um ramal.

Ao todo, mais de 20 municípios de Mato Grosso e Pará serão beneficiados com o traçado ferroviário de 1,6 mil km de trilhos, melhorando a qualidade de vida de mais de dois milhões de pessoas.

Arinos Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *