Saturnino quer divulgação de teste para bebês
Os bebês com alteração no frênulo lingual provoca várias modificações nos movimentos da língua e dos lábios, acarretando problemas relacionadas à mastigação.
O deputado Saturnino Masson (PSDB) apresentou projeto de lei que torna obrigatório em Mato Grosso a fixação de cartazes de divulgação nos hospitais e maternidades públicas e privadas, informando sobre o “Teste da Lingüinha”, que passou a ser obrigatório após a promulgação da lei Federal de 2014.
Alterações no frênulo lingual provocam várias modificações nos movimentos da língua e dos lábios, acarretando ainda problemas relacionados à mastigação e acabam provocando um número menor de sucção e um tempo maior de amamentação, algo em torno de oito a dez segundos.
O normal é que essa pausa seja de quatro segundos e que a criança tenha uma quantidade maior de sucção. Ao ser identificada alguma alteração no frênulo da língua, a criança tem de passar por uma cirurgia para corrigir o problema.
A intervenção chama-se frenectomia, ou simplesmente pique, que consiste em um corte pequeno nesse pedaço de pele. O procedimento completo dura cerca de dez minutos e a criança não precisa ficar internada.
Segundo Saturnino Masson, os recém-nascidos precisam fazer o teste da lingüinha, que é de grande importância para a saúde futura desses bebês.
“Os hospitais e maternidades deverão afixar cartazes em locais de fácil acesso e ampla visualização para que o pais desses menores possam ter maiores informações sobre esse problema que afeta grande parte dos bebês.
Por ROSANGELA MILLES/Assessoria de Gabinete